VÍDEO: Crash test da picape elétrica Rivian R1T contra um guardrail

rivian crash test 1
rivian crash test 1

Os testes de segurança são padronizados para simular as colisões mais comuns, mas muitos dos impactos não são contemplados pelos institutos governamentais ou particulares nas simulações e então, nada se sabe além dos danos reais vistos nas estradas.

Além disso, entre os tipos de carros existentes, um dos que são considerados mais inseguros são as picapes. Para verificar o que acontece e como mitigar uma situação perigosa na estrada, a Universidade de Nebraska e o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA (US Army), decidiram colocar a coisa à prova.

rivian crash test 2
rivian crash test 2

Para isso, no lugar das picapes tradicionais com seus motores V8 a gasolina, a Universidade de Nebraska usou uma picape elétrica Rivian R1T, reproduzindo assim a saída de pista de uma picape grande, atravessando o guard rail e atingindo uma barreira de concreto.

Esses sistemas de proteção são bem comuns nas estradas, especialmente em lugares bem perigosos, como trechos de serra, por exemplo. No vídeo, o teste foi executado com ajuda do exército americano e o resultado foi impressionante.

No primeiro impacto, é possível ver que a picape atravessa as barras de aço de proteção da via com facilidade aparente, mas o veículo perdeu velocidade e sua frente foi completamente destruída.

rivian crash test 3
rivian crash test 3

Mesmo assim, o veículo continuou em alta velocidade, atingindo a mureta de concreto, mas como esta praticamente não se desintegrou, a Rivian R1T só teve um destino, voar por cima dela. No entanto, foi exatamente isso que a fez parar.

Nas imagens podemos ver que, apesar da alta velocidade e da destruição parcial do veículo, a cabine permaneceu intacta. Veja que nem o para-brisa da Rivian foi quebrado, mas mesmo assim, não foram usados dummies no habitáculo.

Como se viu, não se trata de um teste padrão, como os da NHTSA, IIHS ou NCAP, que possuem laboratórios, câmeras de alta velocidade e sensores de todo tipo no veículo e nos bonecos. Ainda assim, se mostrou bem e suas baterias permaneceram intactas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X