Vidro elétrico parou de funcionar, o que pode ser?

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Basicamente, o sistema de vidros elétricos é composto por botões nas portas, motor de acionamento (também nas portas) e central de comando (sob o painel).

Em alguma parte desse conjunto, um componente falhou para que o processo de abertura e fechamento tenha sido interrompido.

Antes, porém, é preciso verificar se apenas um ou todos os vidros estão funcionando corretamente ou não. Isso é importante para determinar de forma mais rápida a solução do problema.

Botão

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O botão do vidro elétrico é um dispositivo que recebe a informação da central de comando do sistema para os vidros e nela vem dados como subida e descida, parada ou retração em caso de retenção de seu movimento (antiesmagamento).

O botão, em qualquer caso, pode falhar em contato com a água, o que pode acontecer em caso de porta aberta durante muito tempo sob chuva forte ou mesmo por seus componentes elétricos serem atingidos por corrosão, gerando mau contato.

Se o vidro elétrico de uma determinada porta não responde ao botão localizado na mesma e funciona normalmente com o fixado na entrada do condutor, então, obviamente, o problema está no botão.

Se ambos não ativam o vidro, então é sinal de que o problema pode estar no motor de acionamento.

Motor de acionamento

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Os vidros elétricos são acionados diretamente por um motor localizado no interior da porta. Esse dispositivo é elétrico, como diz o nome, e pode falhar por diversos motivos.

O motor do vidro elétrico pode ter sido atingido por infiltração de água, corrosão nos contatos elétricos ou mesmo rompimento da fiação de comunicação com o mesmo.

Também pode simplesmente ter um defeito elétrico no próprio motor, preso a uma cremalheira de acionamento do suporte do vidro.

Um dos problemas nesse caso é o isolamento do platinado, o que pode ser resolvido de forma simples por um profissional especializado.

Mas é importante lembrar que a falha do motor de acionamento do vidro elétrico é refletida diretamente em qualquer botão de ativação do mesmo ou na chave do veículo, se houver.

Se qualquer deles conseguir ativá-lo, então o defeito pode estar no botão ou na chave com controle. Nesta, no entanto, falha em todos os vidros.

Central de comando

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Tendo-se em mente a situação acima, é importante saber que, caso todos os vidros elétricos não estejam funcionando, então devemos descartar botões e motores de acionamento.

Nesse caso, o problema geralmente fica sob o painel, dentro do compartimento de fusíveis e relês do veículo.

Na maioria dos carros não existem fusíveis ou relês de controle dos vidros elétricos de comando individual, sendo para todo o sistema e não separadamente por porta ou vidro. Alguns modelos mais novos, porém, são diferentes e contam com equipamentos individuais.

Assim, se todos os vidros não funcionam, o defeito deve estar num dos fusíveis. No painel deste conjunto no carro, geralmente, existe um esquema visual com os números dos dispositivos e as respectivas funções.

No caso do comando dos vidros elétricos, haverá um numeral para identificá-lo. Ao retirá-lo, ele provavelmente estará escuro ou com o filamento interno quebrado. A solução aqui é substituir a peça defeituosa. Com isso, os vidros devem voltar a funcionar.

Alarme

O alarme com acionamento do vidro elétrico também pode causar interrupção de seu funcionamento em caso de falha no dispositivo de segurança.

Por isso, é importante observar se os vidros falham quando apenas o alarme é ativado. Em todo caso, se não souber resolver este ou outros problemas associados com o vidro elétrico, busque uma loja especializada.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X