No Brasil, a coisa mais comum do mundo é um financiamento automotivo de longo prazo acabar custando ao coitado do consumidor o dobro do valor do carro à vista. Em alguns casos mais absurdos, chega perto de três vezes o valor do modelo.
A matemática de empréstimos frequentemente confunde consumidores, e isso não é exclusivo de compradores de carros convencionais.
Mesmo no mercado de veículos exóticos, há quem esteja disposto a comprometer sua estabilidade financeira para realizar o sonho de dirigir um Porsche, Ferrari ou Aston Martin.
A demanda por financiamentos longos e caros criou um nicho para empresas como a Rizz Lending, que, lá nos Estados Unidos, oferece soluções financeiras peculiares para quem busca esses carros de luxo.
Seria difícil imaginar um dia comentarmos aqui no site que alguém, ao financiar um carro nos Estados Unidos, a terra dos juros baixos, pagaria mais caro do que nós. Mas nesse caso, isso é verdade.
A Rizz Lending promove seus serviços como uma forma de “economizar” em comparação com bancos tradicionais, prometendo pagamentos mensais mais baixos. No entanto, essa economia inicial desaparece rapidamente ao se considerar o custo total do empréstimo.
Vamos analisar um exemplo. Imagine um comprador adquirindo um Porsche GT3 novo com preço inicial de US$ 222.500.
A Rizz Lending exige 40% de entrada (US$ 89.000) e oferece um plano de financiamento de 240 meses (20 anos) com uma taxa de juros anual de 10,85%, resultando em parcelas mensais de US$ 3.840. Ao longo de duas décadas, o comprador pagará um total de US$ 921.600 em parcelas, mais a entrada inicial, somando impressionantes US$ 1.010.600.
(Na imagem acima, os valores são outros, pois o post original foi removido da conta do Instagram da Rizz Lending, por causa da repercussão dos valores.)
Por outro lado, um banco tradicional pode financiar o mesmo carro com 15% de entrada e um prazo de 60 meses (5 anos), com juros de 9,97%. As parcelas seriam mais altas, US$ 5.287 por mês, mas o custo total do empréstimo seria de US$ 317.220, muito inferior ao custo total oferecido pela Rizz Lending.
Ou seja, a “economia” pega trouxa.
O custo oculto de empréstimos longos
Embora as parcelas menores da Rizz Lending pareçam mais atraentes à primeira vista, o custo adicional de US$ 693.380 ao longo de 20 anos desafia qualquer lógica de economia.
Esses empréstimos exploram compradores que priorizam pagamentos mensais acessíveis em detrimento do custo total.
Além disso, financiar um carro por duas décadas apresenta muitos riscos. O valor de revenda de veículos exóticos pode depreciar ao longo do tempo, mesmo que eles mantenham alguma exclusividade.
A manutenção e os custos operacionais, que já são altos para veículos de luxo, tornam-se um fardo ainda maior com o passar dos anos.
[Fonte: Jalopnik]
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