Não é novidade que carros na China saem mais baratos, mas em casos como o Kia Seltos essa diferença chega a ser impressionante. Embora pareça o mesmo carro, o Seltos chinês custa tão pouco que parece pertencer a outra categoria.
Lançado lá em 2019 como KX3 e renomeado para Seltos em 2023, o SUV segue para o ano-modelo 2026 com poucas alterações.
O visual é praticamente idêntico ao dos Estados Unidos, mas os preços são muito diferentes: lá, começa em US$ 24.690 (LX) e vai até US$ 31.190 (SX).
Na China, sai por apenas ¥109.900 a ¥159.900 — o que dá entre US$ 15.300 e US$ 22.300.
E tem mais: promoções sazonais já chegaram a oferecer o Seltos Luxury por apenas ¥77.900 (US$ 10.900), valor que representa menos de metade do preço da versão mais simples nos EUA.
Isso dá cerca de R$ 59.000.
Tarifa para recém-formados pode cortar entre 280 e 700 dólares a mais, reduzindo ainda mais o valor final.
Mesmo com preço baixo, a versão chinesa vem bem equipada: rodas de liga de 17″, faróis em LED, teto solar panorâmico, central multimídia de 10,25″, bancos de couro premium. Coisas que nem sempre se veem em SUVs usados no Brasil.
As dimensões do carro são as mesmas: 4,385 mm de comprimento e 2.630 mm de entre-eixos, igual ao modelo americano.
Mas sob o capô, a diferença aparece. Na China, ele oferece motor 1.5 aspirado de 113 cv ou 1.4 turbo de 140 cv, ambos com câmbio IVT e tração dianteira. Já nos EUA, vem com 2.0 de 146 cv ou 1.6 turbo de 190 cv, e opção de tração integral.
Importar o modelo chinês não é viável: impostos, taxas e adaptações eliminam qualquer vantagem no preço. Mesmo que a Kia quisesse vender essa versão globalmente, o custo aumentaria muito antes de chegar ao consumidor.
Em resumo, o Seltos chinês mostra até onde a diferença de mercado e escala regional pode influenciar no preço de um carro aparentemente idêntico.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!