Você sabe por que picapes e utilitários com motor diesel geralmente tem duas baterias, ao invés de apenas uma?

picape diesel duas baterias
picape diesel duas baterias

Se você nunca teve uma picape grande ou utilitário grande, movido a diesel, provavelmente não sabia que esses veículos usam duas baterias ao invés de uma.

Este é o caso, não apenas para picapes antigas, como uma Ford F-1000 ou Chevrolet D20 , mas acontece até, com modelos como a RAM Heavy Duty lá nos Estados Unidos.

Para quem está acostumado com veículos a gasolina, essa configuração pode parecer exagerada — ou até um erro — mas a verdade é que há uma razão técnica bem clara por trás disso.

Ao contrário do que se poderia imaginar, elas não são conectadas em série, o que somaria suas tensões, resultando em 24 volts. Na prática, isso não acontece porque todo veículo moderno usa um sistema elétrico de 12 volts.

bateria trocando
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O que acontece, então, é uma conexão em paralelo, onde a tensão se mantém em 12 volts, mas a corrente elétrica (medida em amperes) é duplicada.

A analogia mais comum é comparar amperagem ao fluxo de água em uma mangueira: mais amperes significam mais “água” disponível para circular pelos cabos.

Assim, duas baterias de 80 amperes cada conectadas em paralelo oferecem a mesma tensão de 12V, mas com uma corrente de 160 amperes, o que representa um aumento significativo de força para dar partida no motor.

E por que tudo isso é necessário nos motores a diesel? Simples: a compressão.

bateria
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Motores a diesel operam com uma taxa de compressão muito mais alta do que os movidos a gasolina.

Enquanto os motores a gasolina costumam trabalhar com taxas entre 8:1 e 12:1, os a diesel variam entre 14:1 e até 25:1.

Isso significa que o motor precisa comprimir muito mais ar dentro do cilindro antes que ocorra a combustão espontânea — característica que diferencia o diesel, já que dispensa vela de ignição e depende apenas do calor gerado pela compressão.

Para dar conta desse esforço extra, o motor de partida (aquele que gira o motor até ele pegar) precisa ser mais potente, e, portanto, exige mais energia elétrica.

É aí que entra a necessidade de maior capacidade de corrente, algo que só duas baterias podem oferecer de forma confiável.

E como se não bastasse, em climas muito frios, motores a diesel ainda contam com velas aquecedoras (glow plugs), que consomem energia adicional para pré-aquecer os cilindros antes mesmo da partida.

Mais um bom motivo para ter potência elétrica de sobra.

Ou seja, longe de ser exagero, o sistema com duas baterias é praticamente uma exigência técnica para garantir que o motor a diesel possa dar partida com segurança e eficiência, especialmente em caminhonetes pesadas e preparadas para uso intenso.

[Fonte: Jalopnik]


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.