Se você nunca teve uma picape grande ou utilitário grande, movido a diesel, provavelmente não sabia que esses veículos usam duas baterias ao invés de uma.
Este é o caso, não apenas para picapes antigas, como uma Ford F-1000 ou Chevrolet D20, mas acontece até, com modelos como a RAM Heavy Duty lá nos Estados Unidos.
Para quem está acostumado com veículos a gasolina, essa configuração pode parecer exagerada — ou até um erro — mas a verdade é que há uma razão técnica bem clara por trás disso.
Ao contrário do que se poderia imaginar, elas não são conectadas em série, o que somaria suas tensões, resultando em 24 volts. Na prática, isso não acontece porque todo veículo moderno usa um sistema elétrico de 12 volts.
O que acontece, então, é uma conexão em paralelo, onde a tensão se mantém em 12 volts, mas a corrente elétrica (medida em amperes) é duplicada.
A analogia mais comum é comparar amperagem ao fluxo de água em uma mangueira: mais amperes significam mais “água” disponível para circular pelos cabos.
Assim, duas baterias de 80 amperes cada conectadas em paralelo oferecem a mesma tensão de 12V, mas com uma corrente de 160 amperes, o que representa um aumento significativo de força para dar partida no motor.
E por que tudo isso é necessário nos motores a diesel? Simples: a compressão.
Motores a diesel operam com uma taxa de compressão muito mais alta do que os movidos a gasolina.
Enquanto os motores a gasolina costumam trabalhar com taxas entre 8:1 e 12:1, os a diesel variam entre 14:1 e até 25:1.
Isso significa que o motor precisa comprimir muito mais ar dentro do cilindro antes que ocorra a combustão espontânea — característica que diferencia o diesel, já que dispensa vela de ignição e depende apenas do calor gerado pela compressão.
Para dar conta desse esforço extra, o motor de partida (aquele que gira o motor até ele pegar) precisa ser mais potente, e, portanto, exige mais energia elétrica.
É aí que entra a necessidade de maior capacidade de corrente, algo que só duas baterias podem oferecer de forma confiável.
E como se não bastasse, em climas muito frios, motores a diesel ainda contam com velas aquecedoras (glow plugs), que consomem energia adicional para pré-aquecer os cilindros antes mesmo da partida.
Mais um bom motivo para ter potência elétrica de sobra.
Ou seja, longe de ser exagero, o sistema com duas baterias é praticamente uma exigência técnica para garantir que o motor a diesel possa dar partida com segurança e eficiência, especialmente em caminhonetes pesadas e preparadas para uso intenso.
[Fonte: Jalopnik]
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