Volare lança micro-ônibus híbrido Flex com motor 1.0 Turbo do Renault Kardian

volare attack 9 hev 1
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Os veículos híbridos flex deverão fazer parte do mercado de automóveis e comerciais leves nos próximos anos no Brasil, mas não serão somente os carros que usarão energia elétrica combinada com etanol e/ou gasolina, os micro-ônibus também.

A Volare mostra na Lat.Bus 2024 (veja aqui todos os destaques do evento ), feira voltada para o transporte urbano e rodoviário de passageiros, sua nova linha de micro-ônibus, mas o destaque dessa gama composta de quatro modelos, é o Attack 9 híbrido flex.

Com produção a ser iniciada em 2026, o Volare Attack 9 híbrido flex usa um motor de origem Horse, a empresa criada pela Renault e Geely, que fornece os propulsores da marca francesa no Brasil.

Usando motor elétrico da brasileira WEG, o Volare Attack 9 usa uma configuração EREV ou Extended Range Electric Vehicle, a mesma da chinesa Seres, com o motor Horse 1.0 TCe, conhecido na Renault como H4Dt.

Sendo o mesmo motor usado no Renault Kardian, o 1.0 Turbo permite recarregar as baterias por meio de um grupo gerador, que alimenta assim também o motor elétrico da WEG.

volare attack 9 hev 2
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Com tração nas rodas traseiras gerada por um motor elétrico, o modelo tem a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador movido a etanol, que funciona apenas cerca de um terço do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.

Segundo a Volare, a tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (Noise, Vibration and Harshness, ou ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, por utilizar sistema regenerativo, que também recupera energia nas frenagens.

O Volare Attack 9 “Hybrid” se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450 km, e pelo reduzido volume ocupado por apenas três packs de baterias, que armazenam 122 kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

A fabricante de ônibus pequenos, divisão da Marcopolo e com fábricas em Caxias do Sul/RS e em São Mateus/ES, amplia suas capacidades com um produto que atenderá bem em regiões produtoras de álcool.

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    Autor: Ricardo de Oliveira

    Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X