Os veículos híbridos flex deverão fazer parte do mercado de automóveis e comerciais leves nos próximos anos no Brasil, mas não serão somente os carros que usarão energia elétrica combinada com etanol e/ou gasolina, os micro-ônibus também.
A Volare mostra na Lat.Bus 2024 (veja aqui todos os destaques do evento), feira voltada para o transporte urbano e rodoviário de passageiros, sua nova linha de micro-ônibus, mas o destaque dessa gama composta de quatro modelos, é o Attack 9 híbrido flex.
Com produção a ser iniciada em 2026, o Volare Attack 9 híbrido flex usa um motor de origem Horse, a empresa criada pela Renault e Geely, que fornece os propulsores da marca francesa no Brasil.
Usando motor elétrico da brasileira WEG, o Volare Attack 9 usa uma configuração EREV ou Extended Range Electric Vehicle, a mesma da chinesa Seres, com o motor Horse 1.0 TCe, conhecido na Renault como H4Dt.
Sendo o mesmo motor usado no Renault Kardian, o 1.0 Turbo permite recarregar as baterias por meio de um grupo gerador, que alimenta assim também o motor elétrico da WEG.
Com tração nas rodas traseiras gerada por um motor elétrico, o modelo tem a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador movido a etanol, que funciona apenas cerca de um terço do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.
Segundo a Volare, a tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (Noise, Vibration and Harshness, ou ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, por utilizar sistema regenerativo, que também recupera energia nas frenagens.
O Volare Attack 9 “Hybrid” se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450 km, e pelo reduzido volume ocupado por apenas três packs de baterias, que armazenam 122 kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.
A fabricante de ônibus pequenos, divisão da Marcopolo e com fábricas em Caxias do Sul/RS e em São Mateus/ES, amplia suas capacidades com um produto que atenderá bem em regiões produtoras de álcool.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!