
Houve uma época em que a engenharia do grupo Volkswagen recebeu carta verde para fazer o que bem entendesse e, acredite, parte das coisas mais lindamente insanas virou realidade e algumas chegaram aos entusiastas.
Infelizmente, nem tudo foi aprovado para chegar às mãos dos fãs, em especial do Golf GTI, que sempre teve um equilíbrio entre desempenho e preço acessível (na Europa, é claro!).
No entanto, um dos conceitos mais memoráveis já criados pela Volkswagen com o nome Golf GTI levou o lado do desempenho desse equilíbrio ao extremo. Bem que poderia ter levado um Golf GTI “Special” para o outro lado também…

O monstruoso Golf GTI W12-650 foi apresentado em 2007, quando os designers da Volkswagen precisavam de um carro-conceito impactante para estrear no Wörthersee. Então, imagine se fossem os engenheiros…
Veja também
O festival, apoiado pela VW, é um dos maiores eventos para entusiastas da marca alemã, com mais de 100.000 visitantes anualmente.
Fãs e moradores locais se reúnem às margens do Lago Wörthersee, na Áustria, para compartilhar a paixão por diversos veículos da Volkswagen, onde regularmente aparecem protótipos do Golf GTI.

Então, dois meses antes do Worthersee de 2007, os designers da Volkswagen começaram a trabalhar em um conceito que combinaria a carroceria simples do “lendário” Golf GTI de quinta geração.
Deste, a VW manteve as portas, o capô e os faróis, mas enfiou nele o motor W12 biturbo 6.0 de um Bentley Continental GT, capaz de gerar 650 cavalos.
Como não existe mágica na engenharia, o 12 cilindros de sempre da VW não coube fisicamente na frente, indo parar logo atrás do motorista, criando um GTI com motor central.

Para lidar com toda essa potência, o conceito utilizou o eixo traseiro e os freios de um Lamborghini Gallardo, os freios dianteiros de um Audi RS 4 e a caixa de câmbio de um Volkswagen Phaeton. Quer algo mais?
A carroceria foi alargada em 16 cm, a suspensão foi rebaixada em quase 8 cm e o carro recebeu pneus enormes, com 30 cm de largura na traseira e 23 cm na dianteira.
Além do chassi retrabalhado, os retoques finais no design incluíram janelas traseiras remodeladas, um para-choque traseiro futurista e uma entrada de ar frontal ampliada.

Dentro dessa insanidade? Acabamento em couro Alcantara preto e protetores de interruptores transparentes para as funções centrais, ausência de forros nas portas e até mesmo um extintor de incêndio no porta-luvas.
Tudo isso fez este louco Golf GTI W12-650 acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e atingir uma velocidade máxima de 323 km/h em pista. Não espere vê-lo na Autobahn…
Volkswagen Golf GTI W12-650 Concept – Galeria de fotos
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias





















