Apesar da falência da Takata em 2017 e de sua fusão com a Key Safety Systems para criar a Joyson Safety System em 2018, os problemas com airbags defeituosos ainda causam dor de cabeça.
A Volkswagen dos Estados Unidos acaba de anunciar um novo recall de segurança, identificado pelo código 24V-834, abrangendo 114.478 unidades dos modelos Beetle e Passat.
O motivo do chamado é o risco de explosão dos airbags frontais do lado do motorista, algo que pode ocorrer após longa exposição dos infladores a temperaturas elevadas, umidade e ciclos térmicos.
Seguindo o cronograma acordado com a Administração Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas dos EUA (NHTSA), a Volkswagen está assumindo a responsabilidade de substituir os infladores suspeitos.
Importante destacar que os novos módulos de infladores não possuem nitrato de amônio, substância altamente instável que tornava os infladores da Takata extremamente perigosos em caso de acionamento.
A lista de componentes defeituosos inclui oito números de peças dos módulos de airbag, enquanto cinco novos números correspondem às peças de substituição.
Os infladores em recall contêm nitrato de amônio estabilizado em suas estruturas metálicas, mas, em casos de explosão, podem lançar fragmentos metálicos a altas velocidades dentro do veículo, com risco de ferimentos graves para os ocupantes.
Os modelos afetados incluem os Beetle e Beetle Conversível, fabricados entre 2017 e 2019, além de várias versões do Passat: ano-modelo 2006 a 2007, 2012 a 2014 e 2017, incluindo a Passat Wagon.
Esses veículos foram produzidos entre 15 de fevereiro de 2005 (para o Passat 2006) e 15 de setembro de 2018 (para o Beetle 2019).
De acordo com a NHTSA, a Volkswagen ainda não dispõe dos módulos de substituição necessários para corrigir o problema.
Não foi estipulada uma data prevista para a chegada das peças, mas a montadora informou que, até 27 de dezembro de 2024, todos os proprietários afetados serão notificados por correio.
Além disso, os proprietários têm a opção de consultar a situação de seus veículos pelo número de identificação (VIN) no site da Volkswagen ou entrando em contato com o atendimento ao cliente ou concessionárias da marca.
A produção do lendário Beetle refrigerado a ar, conhecido como Type 1, foi encerrada em 2003 na fábrica de Puebla, no México, que posteriormente se dedicou ao New Beetle até 2019, em suas duas gerações.
Com a descontinuação do New Beetle, a planta mexicana passou a fabricar o Tiguan de entre-eixos longo em 2016 e o crossover Taos em 2020, além do sedã compacto Jetta, produzido para os mercados norte-americanos.
A Volkswagen também aposentou o Passat tipo NMS em 2022 nos Estados Unidos, embora o nome icônico ainda sobreviva em outros mercados.
No Brasil, os proprietários de veículos da Volkswagen podem consultar se seus modelos tem o problema, através desta página.
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