Europa Tecnologia Volkswagen

Volkswagen apresenta motor 1.0 TSI com 272 cv e 27,4 kgfm!

vw-1.0-tsi-272-1-700x430 Volkswagen apresenta motor 1.0 TSI com 272 cv e 27,4 kgfm!

A Volkswagen apresentou em um simpósio de tecnologia automotiva na cidade de Viena, Áustria, atualizações do propulsor 1.0 TSI para Polo e Golf, sendo que este passa a entregar 95 cv e 16,3 kgfm ou 110 cv e 20,4 kgfm. Mais eficientes, estas versões terão no futuro uma opção GNV.



Bom, até aí tudo bem, no entanto, circulou entre os participantes do simpósio um folder com uma novidade muito interessante. Trata-se de uma variante de alta performance do motor 1.0 TSI mencionado acima. O propulsor entrega nada menos que 272 cv e 27,4 kgfm!

vw-1.0-tsi-272-2-700x933 Volkswagen apresenta motor 1.0 TSI com 272 cv e 27,4 kgfm!

O “super” 1.0 TSI utiliza duas novas tecnologias, sendo o turbocompressor Monoscroll-ATL e um turbo elétrico chamado E-Booster, que juntos conferem números espetaculares ao pequeno três cilindros 12V. A Volkswagen ainda convida os interessados a visitar o estande da marca para ver de perto o motor desligado. O folder não menciona as rotações de potência e torque máximos, mas provavelmente no segundo caso, deve ser bem baixa.

Um propulsor 1.0 TSI com performance equivalente ao do recente 2.0 TSI de 272 cv ou mesmo do PSA 1.6 THP de 270 cv, realmente é um grande destaque para a engenharia da montadora e de certa forma para a boa reputação dos alemães dentro da indústria automotiva. A previsão é de entrar em produção nos próximos dois anos. Qual modelo você acha que vai ganhar este motor?

[Fonte: Autofilou via IAB]

  • Rude Voleur

    DEEEEEU

    • “Qual modelo você acha que vai ganhar este motor?”

      New Gol GT 2016. kkkkkkkk

      • Rmx

        Verdade o Gti vai de w12 de 608 procotós

  • Pedro

    A VW anda fazendo um bom trabalho no que concerne aos seus motores. Brasil, nem em sonho, infelizmente. Além do custo altíssimo (para o consumidor) o preconceito com cilindradas pequenas ainda reina por aqui, tornando-se obstáculo para essa maravilha chamada downsizing.

    • Marcio Almeida

      sei não!!!! O mercado daqui é importante para a VW, e ela tem perdido espaço com lançamentos mal sucedidos, e perda de mercado não duvido não que algumas das novidades venham pra ca. Bem agora é acreditar

      • Diego Nameko

        Mal trabalho dá onde?
        Tirando a linha Gol e Fox a VW tem tem ótimos produtos, aliás os motores EA211 do Fox e Gol são muito bons, não incluo preços porque a inflação pega em tudo.

        • james-Tiberius

          Concordo! Tirando Gol, Fox, Saveiro, Voyage, SpaceFox, Space Cross, CrossFox, Polo, Polo Sedan, UP paraguaio feito aqui e Jetta com motor de Santana, ela tem ótimos produtos…na Alemanha, no México, nos EUA…

          • Pedro

            Sim! Por um lado eles trazem ótimos motores, mas por outro, mantém as “maravilhas” do 1.0 TEC, 1.6 8v e 2.0 8v. Mas pelo menos a VW começou a difundir a linha TSI pelo Brasil com o 1.4, o 2.0 e em breve o 1.0 do Up!. Espero que num futuro breve a marca traga mais opções para ficarem no lugar dos TEC/AP. Agora, como eu comentei outra vez, reina o preconceito com o downsizing. Há quem acredite que o 2.0 8v é melhor que o 1.4 TSI apenas pelo número da cilindrada.

            • Thales Bruno

              Eu não sei por que a VW ainda mantém esse motor antigo em sua linha, sendo que ela mesma retirou o 2.5 do Jetta antigo para adotar o novo 2.0 TSI… acho que é uma das melhores engenharias de motores do Mundo, à frente da BMW, na minha opinião. Mas vamos concordar: Em 1990, nosso motor 1.0 nacional gerava algo como 50cv e hoje gera o dobro, depois de 25 anos. O que ainda não entrava na minha cabeça é saber por que o motor de uma moto 1000 pode ser tão potente e um carro não chegar nem perto disso… Creio que nos próximos anos nossa abordagem dos motores não seja mais tão fechada, pois poderemos adotar a condução autônoma já na próxima década.

              EM TEMPO: Acho que os motores antigos já deveriam ter saído de linha para, ou se modernizarem de uma vez (A VW havia prometido um AP 1l/100km). O ponto crucial é tornar eles mais potentes ao mesmo tempo em que se tornam mais econômicos. Se repararmos no antigo motor da Audi 1.8 20v, ele é 25cv mais potente com o turbo. Naquela época, o 5 válvulas da Audi gerava na versão turbo a mesma potência que gera hoje o 1,4 TSI da Volks. Então, por que manter o velho?

          • Diego Nameko

            A linha Gol, na sua 4ª e 5ª geração não são uma maravilha, pois em relação aos seus concorrentes não deixa a desejar, mas o Fox até uns 10 anos atrás era um bom projeto, pra hoje não serve, precisaria de um novo projeto a mesma coisa do Polo, que é um ótimo carro, só que anda um pouco antiquado devido a sua idade. Portanto, todo projeto tem sua época e que tem alguns produtos que devem ser atualizados.

    • pedro rt

      foi por causa disso q desistiram de lançar aqui em 2011 o cruze com motor 1.4 ecotec turbo de 160cv no lugar desse velho 1.8 ecotec de 144cv

      • Pedro

        Pois é, e são vários os comentários (negativos) sobre esse 1.8 Ecotec no Cruze.

    • DougSampaNA

      quanto sera que dura este motor?

      10 mil, 20 mil kms..muita pressao; um motor turbo com ate uns 0,4 ou 0,5 com pressao de 0,2 aos 1000 rpms ja me satisfariam, dai pra frente eu nao confiaria ..

      • Diego Nameko

        Com manutenção preventiva em dia, acho que dura uns 400 mil km.

      • Zergling

        Basta utilizar materiais mais resistentes pra compensar a pressão extra. Dessa forma não vejo por que ele não possa durar mais que aspirados.

      • Paulo

        To contigo tb acho isso em parte. 10 ou 20 k pode ser pessimista d+ mas realmente tenho duvidas quanto a durabilidade desses motores. Na teoria é tudo muito lindo. Quero ver na pratica.

      • Murillo Balbo

        É motor pra competição, vai ser tudo forjado, não sei porque não escreveram isso na matéria.

    • Netovski

      Olha, a VW tem os melhores motores no Brasil atualmente. A família EA-211 compreende alguns dos melhores motores no mundo, em particular dentre as generalistas, e se faz presente em todos os carros da VW exceto Gol e Voyage.

      Cadê Ecoboost?
      Cadê e-THP?
      Cadê Twinair?
      Cadê SIDI?
      Cadê TCe?

      Sinceramente o brasileiro deveria é ser mais exigente nesse aspecto e parar de aceitar motor velho. Motor é o coração do carro. Motores modernos andam mais, consomem menos e tem manutenção simplificada.

      Triste foi ouvir de um vendedor da Ford que não trazem o Ecoboost pro Brasil porque seria caro. Qual milagre que a VW fez pra trazer Golf TSI a 68 mil então? 50k num Fiesta é barato?

      • Junior_Gyn

        SIDI ta na nova S10. E ainda ta FREX. S10 2.5 SIDI. Cruze, pro ano que vem aposto no 1.4T Ecotec de 160 Hp.
        Já as outrassss, ai sabemos lá qdo. Pesquise sobre a fabricante Borg Warner que um chefe de lá disse que até 2016 pretende aumentar a produção de motores turbo flex no Brasil de 5 para 40. Achei estranho, mas digita Turbo flex Borg Warner no Google que vc vai ler algo a respeito.

        • Netovski

          Realmente, eu pensei na versão 1.0 usada nos Opel em favor dos VHC e SPE/4 usados aqui.

          Quanto a borg eu já vinha acompanhando e eles falavam em uma ou duas montadoras para as quais eles estavam prestando consultoria. Uma já sabemos que é provavelmente a VW, a outra estimava-se que seria a PSA que vem enrolando pra trazer logo esses e-THP e se adequar no Inovar Auto.

      • Paulo Reis

        o 1.0 ecoobost foi premiado por 3 anos consecutivos com o melhor motor do ano na europa, além do amazing formula ecoboost: um 1.0 monoposto que bateu record no circuito alemão mais utilizado como bearchmaking no mundo, o 1.0 foi mais rápido q a maioria dos motores enormes q se tem notícia hj. A lista de recorde com esse motor é grande: tem menor consumo e emissão de CO2 registrado em uma viagem cruzando a europa inteira, tamanho, ja despacharam-o em mala no avião, desmontado, lógico, etc… A questão é sua aplicabilidade no brasil, que foge do conceito da Ford na europa… A boa notícia que q a linha dragon, assim como o motor do focus, serão injeção direta e flex: espere um 1.5, 3 cilindro que vai matar o sigma 1.6 atual, além de melhorias no atual 1.0 , 3 cil – vai receber injeção direta. Eu não vejo com bons olhos a atitudes de montadoras como a GM e Fiat: lançam um carro, ou um motor, e matam de 2 a 3 anos depois, q se dane o consumidor, não há compromisso: como o Agile, Sonic, Captiva, etc…, a lista de motores Fiat q morreram em menos de 3 anos é meio grande, hj esta menor: o 1.9 do línea, e as variações do fire, 1.3, 1.3 16v etc… Ainda prefiro que mantenham uma linha de motor confiável, promovendo-o por pelo menos 5 à 10 anos.

        • Lucas de Lucca

          O Ecoboost é bom? Sim é, ninguém disse o contrário. O problema é: quando teremos ele no segmento mais popular? Esse é o erro da Ford, parece que sempre quer nadar contra a maré. Vide esse Dragon, vai ter injeção direta, 3 cilindros, mas o principal que é o turbo não. Não digo que não será bom, vai trazer benefícios em relação ao Sigma mas é pouco comparado ao 1.4 TSI da VW. Para você entender o que falo tente fazer o que eu fiz: agende um test drive no Focus 2.0 e no Golf 1.4 que entenderá. Gostei muito do Focus, mas depois de guiar o Golf fiquei com a impressão que no Focus faltou aquele algo a mais. A patada da turbina e a eficiência no consumo do Golf ofuscam o bom Focus.
          A VW está sim marcando um belo gol (desculpem o trocadilho) em começar a difundir a linha TSI. Lógico que nos últimos anos ela mais errou do que acertou aqui, mas pelo menos parece que vai melhorar em alguns pontos.

          • Paulo Reis

            sei q ninguém disse o contrário. O q quero q vc note é o foco q teve o 1.0 turbo da ford na europa, obviamente, foje com idéia no Brasil. Prefiro a idéia da ford em gerenciar carros e motores duradouros do que deixar elefantes brancos para o consumidor em pouco tempo, como a Fiat e GM adoram o fazer – ja é o suficiente pra mim negar a gastar dinheiro com essas 2 marcas. Qto ao TSI, prefiro dar tempo ao tempo, não duvido da performance e economia, porém, a procedência nas versões seminova e, ainda, uma eventual manutenção fora da garantia, podem ser o fim daquilo que é genial – isso cenário Brasil tá.

            • Lucas de Lucca

              Só que se ninguém se mexer o cenário brasileiro jamais irá mudar. Isso vale para os dois lados da moeda, montadoras e consumidores. A primeira inovando e trazendo novas tecnologias em busca de melhor performance, economia e emissão e o segundo tentando abrir um pouco a mente para coisas novas, como o downsizing e cobrar essas melhorias/tecnologias.

    • Kiyoshi Yamashiro

      Na Europa a preocupação é sempre pela economia dos motores, tanto é que o Focus tem motor 1.0 também, que além de consumir pouco, tem rendimento igual ao motor 1.6, que não existe mais lá.

  • Rodrigo

    A unica coisa que vai ser elevada em nosso UP! turbo (sê é que vai chegar) é o preço.

  • GPE

    Ca gota!

    • 4lex5andro

      ou ”gota serena” como se diria nas terras caetes..

      parabens a volks por esse feito, esse motor seria muito bem vindo ..

  • Rafael Yashiro

    Então seria um 1.0 bi-Turbo? Nada mal, VW.
    A Volvo tinha feito aquele 4 cilindros Tri-Turbo de 450CV que já é um espanto, esse 1.0 ai deve ser um abraço.

    • Diego Nameko

      Pode ter certeza que a VW vai aposentar muitos V6 e V8.

  • Julio Junior

    se nao vier com dsg vai ficar muito bom.

    • PEDAORM

      se vier, melhor ainda para a performance e economia, mas o ideal seriam ambas opções.

      • Julio Junior

        o ruim são os muitos relatos de quebra que fazem custar 12 mil reais pra reparar.

        • Gustavo73

          Existem bastantes relatos de barulhos. Alguns de retenções de marcha(em algumas co condi7de piso) e que seriam resolvidos ou amenizados com atualização do sistema dr gerenciamento. Mad qubras nunca vo. A 4R testou, teve relatos de barulhos. Mas o desmonte mostrou estar em perfeito estado.

          • pedro rt

            vai ver q existe barulho pq tudo q e bom la fora e problematico aqui por causa do consumidor q nao sabe cuidar do carro, o combustivel ruim e inadequado e o asfalto lunar q nos temos

            • Diego Nameko

              Cara, um projeto global, já diz tudo, é apenas um projeto para todos os mercados que abastecem, não existe mais essa de um lugar ser mais específico que o outro. O que muda mais realmente é as adequações de normas para cada tipo de mercado. Agora especificação de motor, óleo lubrificante, peças de reposição e construção é o mesmo para qualquer lugar.

        • PEDAORM

          São minoria. Esse câmbio é reconhecido em todo mundo como um dos melhores, tanto em funcionamento quanto em qualidade e durabilidade.

        • Marcelo Henrique

          Qualquer câmbio automático ou automatizado custa um rim para arrumar. Só para abrir um hondamatic na minha região custa seis mil reais.

          • Ricston

            Justamente isso que eu ia comentar. O reparo de qualquer câmbio não manual é caro. Um CVT então fica tão caro quanto um DSG.

        • Matheus L.

          Muitos relatos de quebras? Acho que você está bastante enganado.

        • Diego Nameko

          Não só VW. De todas as marcas ouve-se dizer que precisa de alguma manutenção em torno dos 40 mil km rodados, como troca do fluído de transmissão, troca do pressurizador do automático e o atuador hidráulico. Não sei o que consta no manual mas deve ter algo de realizar manutenções cedo em transmissão, diferente do manual.

        • Junior_Gyn

          O New Fiesta Sedan da minha mãe tbem faz barulho metálico.

    • Lucas de Lucca

      Parou no tempo amigo? Cobrar a opção manual até entendo, mas cobrar a retirada da opção AT/DSG é retrocesso.

  • PEDAORM

    palmas

    • 4lex5andro

      de fato, um belo prodigio da engenharia da volks ..

      esse motor poderia servir a uma gama ampla de carros, aqui na vwb, desde o up (talvez) até um jetta comfortline aposentando o motor 2.0 de 8v ..

      • PEDAORM

        Concordo e vou alem, se tiver durabilidade no mesmo nível da potência, pode equipar mais da metade dos produtos do grupo VW.

  • Gabriel Ferreira

    Fortinho esse motor!!! Os motores 1.0 estão cada vez mais fortes, daqui uns dias esse motores
    vão conseguir alcançar potencia de motor 6.0 V8 aspirado!

    • Zergling

      Já alcança potência de motor 6.0 v8 de 1950.

  • Filipo

    Será que a configuração do 1.0 TSi a ser usada no Up! será a de 95 cv e 16,3 kgfm?
    Com etanol, rende cerca de 100 cv. Pode ser este mesmo!

    • ricmoriah

      Provavelmente será o 1.0 TSI de 101 cv com gasolina e 20,4 kgfm apresentado no salão. Mas flex, a cavalaria pode chegar a 110 cv com etanol.

      • th!nk.t4nk

        Lembrando que esses números são bem mais psicológicos. O 1.0 Ecoboost da Ford de 95 cv anda muito parecido com a versão de 125 cv. A força extra só surge em rotações bem elevadas. Mas como no Brasil números de cavalaria são o que vendem, devem mirar pra cima mesmo (mesmo que prejudique o consumo).

        • Deadlock

          O que explica o 1.0 ecoboost andar junto do 1.6 isso não é a cavalaria e sim o bom torque constante do turbinado, em uma boa faixa de giros. A potência é mais importante na velocidade final.

          • pedro rt

            ja existe la na europa um 1.0 ecoboost de 200cv ha alguns meses

            • Gustavo73

              Sei do 140 cv em uma versão especial do Fiesta. Mas wm modelo de produção esse 1.0 Ecoboost de 200xv eu não sabia…

          • No_Name

            Ele quis dizer entre os EcoBoost 1L da Ford, que tem variantes com 100, 115 e 125 cv, se não me engano.

        • DougSampaNA

          para mim , torque alto em baixa e’ o que mais importa, cavalaria para mim nao interessa..carro mil com kgf de 2.0 16v com cvvt, seria excelente, mas preferiria um 1.0 cvt como tem as pencas no Japao pra usar a trabalho do que um poderoso 1.0 com cambio MT, economia que seria MUITO bem vinda em cidade de transito ruim, esses tranco tronics da vida eu pulo fora, no maximo AT.

          • Gustavobrtt

            concordo, poderiam vir com um 1.0 com câmbio cvt. creio que deve casar muito bem com a proposta de um carro econômico para a cidade. O joelho esquerdo e o pescoço agradecem.

      • Filipo

        Não acredito que vão deixar o Up! com 20,4 kgfm. Seria praticamente um GTi assim, com este torque e potência de 110 cv.

        • Gustavo73

          A VW já deu indícios que realmente não seria um GTi. Mas que teria um excelente desempenho. Provável na faixa do 100cv e pouco abaixo dos 20 kgfm.

    • pedro rt

      o up! turbo q vai chegar ele e flex e vai ter quase 110cv de potencia vamos esperar…

  • Guzats

    Se juntar 2, taí um bom V6 pras lambos

  • Marcos Cargnin

    Dizer que possuem performances semelhantes é exagero. É só observarem qualquer outro TSI/TFSI de mesma potência, o mesmo sempre terá cerca de 10kgfm de torque a mais. Arrisco ainda a dizer que as RPMs pra obtenção dessa potência giram em torno de 8K. Sendo este o caso, fico de qualquer maneira com o bom e velho 2.0 com seus 4 cilindros…

    • th!nk.t4nk

      E por isso o Brasil é Brasil ;)

      • Marcos Cargnin

        Exatamente. Como por exemplo, fazer este tipo de comentário nem um pouco construtivo, sem saber a realidade da produção global da VW. Por exemplo, o 2.0 TFSI que equipa o Audi TTS, com seu bloco de concepção já antiga, afinal o 2.0 TSI se tornou comum no velho mundo há uma década atrás. Tal bloco entrega hoje 280cv e 38,6kgfm de torque. Mas vamos olhar mais longe, há 5 anos atrás. Este mesmo bloco 2.0TFSI que equipava o Audi TTS, entregava exatamente tais 272cv e possuia 35,7kgfm de torque. E com esses dados em mão eu reafirmo que prefiro o 2.0 TSI da geração atual.

    • Lucas de Lucca

      Depois as pessoas não entendem porque das tecnologias demorarem ou nem vir para o BraZil hu3!
      Se o bom e velho 2.0 4c já satisfaz, pra que investir em outro?
      Taca-le AP 2.0 8v nesse Jettinha Marcos!!!

      • Marcos Cargnin

        Quem aqui falou em AP amigo? hahahaha Estava falando acerca do atual 2.0 TSI, que entrega 211cv e 28,6kgfm de torque, equipando aqui no brasil o Jetta e Passat.

    • Gustavo73

      Você foi irônico não foi?

      • Marcos Cargnin

        Eu me referia ao bloco 2.0TFSI do Audi TTS, que lá em 2010 oferecia 272cv com 35,7kgfm de torque. Na minha opinião a tecnologia desse motor ainda é superior ao 1.0TSI da reportagem. Mas não vale a pena estender uma discussão pra provar um ponto. :P

        • Gustavo73

          Da maneira que você escreveu todos pensam no 2.0 4 cilindros aspirado. Em tecnologia o 1.0 tsi é superior. Se aplicarmos os mesmos itens novos que o 1.0 tem o 2.0 Tsi ele terá numeros ainda melhores. É só ver o 2.0 Tsi do Golf R com 300cv sem o turbo elétrico. Mas com a evolução de 5 anos frete ao do TT tem 30 cv a mais.

          • Marcos Cargnin

            Não é bem esse o ponto. Nesse bloco foi aplicado o turbo elétrico, porque o mesmo pode ser acionado a qualquer instante, eliminando o problema da fase de aspiração natural dos motores turbo convencionais. Num motor de maior porte, existem potência e torque aceitáveis para tirar o veículo da inércia sem maiores sofrimentos. E a questão da potência, vejo inúmeras modificações de Jettas TSI CCZA (versão de 200cv), que fazem uso da turbina K04 (vinda do Audi S3), alcançando números absurdos de potência, alguns na casa dos 500cv. Os problemas ficam novamente por conta do torque e potência em baixa, que agora são alavancados para rotações superiores devido a inércia da turbina de grande porte e é claro, a durabilidade não apenas do bloco, como da caixa, que original aguenta “apenas” cerca de 300cv e 36kgfm de torque sem maiores prejuízos.

            • Gustavo73

              A turbina elétrica vem para entrar justamente nesses momentos aonde a turbina normal fica “ineficiente”. Por questões de consumo e principalmente o aperto cada vez maior nos indices de poluição. Veremos as turbinas elétricas aparecendo cada vez mais. No caso desse motor. A potência seria na minha opinião só para mostrar aonde podem chegar. Mas na rua deve chegar com menos de 200 cv. Acima disso o 2.0 tsi vai muito bem obrigado.

              • Marcos Cargnin

                Agora sim! O que ninguém conseguiu captar foi isso. Se a ideia do motor é ser esportivo, então não adianta tentar tirar leite de pedra. Este bloco pode ser muito bem explorado como solução para veículos comuns, mas como esportivo, vou defender até a morte o atual 2.0 TSI.

                • Gustavo73

                  Sem duvidas, esse ai roda(excelentemente bem) e pode ser esportivo no Up, e outros compactos. Mas do Golf para cima não acho. 2.0 é o estado da arte .ouso dizer que o 1.8 tsi pode ficar limitado, a alguns mercados. O 1.0 tsi e 1.4 tsi dão conta até uns 180 cv e abaixo dos 30 kgmf. Acima o 2.0 é a melhor solução hoje. o 1.8 deve ficar em alguns modelos da Audi. E com o 2.0 de 190 cv voltado para o consumo. Não sei se o 1.8tsi vai durar muito.

  • riccorreasp

    Alemães não brincam em serviço. É impressionante o quão desenvolvida está a Engenharia Alemã.

  • mjprio

    o problema será a durabilidade, penso eu. Imagina o que esse carrinho deve girar pra dar essa potência. E que óleo vai suportar lubrificar uma coisa dessa!!

    • Chega_de_Ignorância

      Eu acho que não é difícil fazer com que esse motor dure 200.000 km.
      Mais do que isso é desnecessário. Se, eventualmente, for necessário, troca-se o motor.
      Chega de pagar por serviços caríssimos de conserto de peça velha. A gente tem que aprender a substituir por peça nova. E aos poucos as pessoas que trabalham manualmente com serviços de restauração de peça velha (ex.: retífica de motor) irem aos poucos se profissionalizando para jogar no outro time, isto é, projetando e fabricando peças novas junto às grandes empresas.

      • mjprio

        Bem se vc levar em consideração que hoje se troca de carro com mais rapidez e facilidade que outrora, vc tem toda razão. Só lamentaria uma engenharia dessas caindo na mão da manolada, que por sinal compra esses carros já desvalorizados e tratam esses motores como os AP da vida, enfiando 20W50 a granel por 4 reais o litro. Acaba que esses motores viram verdadeiras bombas ambulantes. Infelizmente isso é tecnologia pra europeu mesmo, que tem gasolina de primeira e normalmente cuidam bem dos seus motores. Acredito também que é por isso que as montadoras no Brasil não trazem motores avançados, uma vez que o brasileiro não mormente não faz a manutenção adequada, e iria faltar oficina. Além disso, aqui se convencionou dizer que o antiquado AP é “coisa boa” porque anda até com azeite no carter e que Fivetech não presta porque dá muita manutençao.

        • Tiago GV

          Fato! Trabalhei em auto peças, dava até dor no coração de ver gente comprando óleo 20w50 SJ pra colocar em Fire e Zetec.

          • mjprio

            Isso não é nada. O pior é ver colocar isso em motores até mais modernos, como os Honda, Toyota, etc.. Se bem que 20W50 num Fire ou num Zetec é pedir pra morrer rsrsrs

            • Tiago GV

              Zetec usa óleo sintético parecido com os da Honda e Toyota, 5w30, 5w40, 0w30, 0w40. Os fire antes do Economy usam semi sintético 15w40, então talvez sofram um pouco menos com um 20w50 mas pelo menos tinha que ser um SL ou SM. Aqui na cidade Ford tem fama ruim de “motor descartável”, mas aposto que um motor zetec bem cuidado dure bem mais que um AP.

              • mjprio

                To contigo!!!

    • Diego

      Também fiz esse questionamento, mas acredito que a tecnologia líquida também esteja evoluindo, fora que é tecnologia alemã, uma das melhores engenharias do mundo moderno.

    • Amante Latino

      Nem gira tão alto. Esta potência seria atingida por volta de 7000 rpm. http://www.wentec.com/unipower/calculators/power_torque.asp

      • Lucas Furtado

        Em nenhum carro o torque na potencia máxima é o torque máximo, é inferior. Assumindo 230N.m para o torque na potencia máxima, temos RPM de 8.500.

    • Deadlock

      Vi outra reportagem em que dizia que esse motor seria utilizado para competições, provavelmente sem muita preocupação com a durabilidade. Se for durável, melhor ainda, pode diminuir o peso e o consumo, além de garantir um excelente desempenho.

    • Gustavobrtt

      Tem óleo 5w30 e 0w30 por aí, deve dar conta.
      Quanto durabilidade, eles deve utilizar peças dimensionadas para o motor.
      O pessoal não reclamou da durabilidade dos gols e parati 1.0 turbo vendidos nos anos 2000.

      • mjprio

        Só se foi o pessoal que realmente entendeu que aquele motor não era um simples AP. Porque muitos desses carros se estragaram nas mãos de donos descuidados. Fora que ele tinha um problema no cabeçote e um tal sensor que a VW não mais disponibilizou pra substituição e que deixou muitos proprietários a pé. Ou então tiveram que dar mais de 1200 reais nele!!

        • Gustavobrtt

          Sem dúvidas, essa coisa de óleo sintético era palavrão em 2000. Todos os 16V padeceram da má fama devido donos descuidados. Tínhamos 1.0 16V na VW, Fiat e mais tarde Peugeot e Renault.
          Eu estou falando da durabilidade das partes internas do motor, sei de mais de um proprietário de versões turbo que seguiam as especificações e o carro rodou até 100.000km sem maiores problemas. Depois foram vendidos.

          Mas tínhamos os probleminhas chatos na VW que ajudaram a desabonar. Esse sensor que você diz, alternador frágil, a tampa do distribuidor que derretia e o cuidado que tinha que ter pra não pegar posto com gasolina adulterada.

  • Chega_de_Ignorância

    Ninguém supera os alemões (calma, estou brincando) em questão de automóveis. (mas o conteúdo da frase não é brincadeira)

    • Deadlock

      Os alemães se destacam em vários ramos, como máquinas pesadas (que os chineses não conseguem copiar). Por isso eles não estão sofrendo muito com a crise da Europa.

  • Rômulo Júnior

    O super 1000!!!

  • Ale Rossi

    O problema é que o torque é baixo em relação a outros motores maiores com a mesma potência

    • th!nk.t4nk

      Sempre essas comparações entre motores turbo e atmosféricos. Lembrando: o que você usa de fato no dia-a-dia não é torque, é potência, ao contrário do que a imprensa brasileira ensinou erroneamente a tanta gente. Dito isso, a nova geração de motores turbo têm uma curva de torque muito plana, resultando em alta potência em baixas rotações. Ou seja, mesmo que o valor de torque máximo seja “baixo”, você ainda terá como resultado muita força chegando às rotas em todas as faixas de rotação. Isso equilibra e muito o jogo. Lógico que um V8 com essa cavalaria ainda terá maior potencial, mas às custas de um consumo absurdamente mais elevado. A ideia de apresentar esse desempenho no 1.0 é um exercício de engenharia, obviamente que não irão lançar nada assim agora. Já um 1.5, aí sim muda de figura (vide Ford e GM com estes motores em seus médios).

      • Lucas de Lucca

        Aleluia! Falei isso aqui uma vez e quase fui apedrejado. O povo realmente tem essa ideia fixa na cabeça de torque pra força e potência pra velocidade. Ai quando alguém fala o contrário já viu.

        • th!nk.t4nk

          Pois é, se falam em curva de torque é uma coisa, mas o povo insiste só em falar de torque máximo. Se isto fosse o mais importante pra desempenho, motores a diesel seriam incrivelmente rápidos. As pessoas precisam parar de só olharem pra números.

      • Ale Rossi

        Obrigado pela sua explicação, mas eu já conheço tudo o que vc falou e inclusive eu tenho um carro turbo. Eu comparei com motores turbo de maior cilindrada

  • Handlay P.B.

    Já volto, vou ali infartar…

  • BAYMAXX

    VW Cheater, Hacker, Apelona…. Quit Game: Yes or Not (Yes).

  • V12 for life

    Golf GTI VIII

  • Wagner Lopes

    Protótipos todas as montadoras tem aos montes. A Volvo mesmo está com um fantástico também. A questão é quando estará “pronto” para o mercado. Ter a tecnologia é uma coisa. Conseguir colocar em produção/mercado é outra coisa bem diferente.

    • th!nk.t4nk

      Exatamente, é exercício de engenharia. Mas vimos até V6 sendo substituídos por 1.5 turbo nos últimos anos, então em algum momento chegaríamos lá. A questão é se os elétricos irão se tornar comuns antes disso, ou não. Briga boa.

  • Comentarista

    Nada demais. A Nissan tem um 1.5 de 500 cv. 333cv/l. Deixa esse aí no chinelo.

    • Bruno

      tudo bem que a nissan tem um super motor também, mas falar que não é nada demais, ou você não entende nada do assunto ou odeia a vw.

      • Comentarista

        Fanboy vw detectado. Rsrs ficou nervoso?

        • Osni Duarte

          Hater VW detectado…Além disso, os turbo da F1 nos anos 80 atingiam mais de 1000 cv…e eram 1,6 litros.

          • Comentarista

            Não odeio nenhuma montadora. O que acho errado são esses que ficam babando por uma coisa que não é novidade.

        • Bruno

          fanboy eu? jamais! mas pra falar besteira sem conhecer sobre o assunto deveria ficar no minimo constrangido.

  • Marcelo Henrique

    Turbo elétrico para baixa rotação. Isso sim me chamou atenção, pois antes era algo considerado uma piada de mau gosto e hoje vemos que não é bem assim.

    • Wagner Lopes

      Bacana mesmo. O problema certamente é custo. Se uma boa turbina já custa quase 3K, um brinquedo deste deve custar uma nota e poucos fornecedores devem tê-lo bem desenvolvido na prateleira.

      • th!nk.t4nk

        É… Mas o preço da tecnologia vai cair. O que tem de gente trabalhando em P&D em cima disso, não é brincadeira. Tem margem pra baratear sim.

      • Gustavobrtt

        Com escala de produção, o preço unitário diminui.

  • PEDRO CUNHA

    No brasil, com sua chorumolina e a típica “manutenção indígena”, duraria mais de 20 mil km?

  • Golf highline

    Passat, tiguan e jetta…

    Ou uma variante GTI do Polo

  • Netovski

    O grande desafio é fazer com que esse motor seja durável, que tenha uma vida útil de pelo menos 400.000 km.

    • Wagner Lopes

      Por aqui gasolixo da PTbrás + óleo vagabundo da promoção de 4,99 o litro = 40.000km…

  • Marcio Lima

    Chega no brasil em 2037

  • Raimundo M.

    O Ecoboost, 1.0, parece, pode entregar mais de 200cv. A MB com o 2.0 AMG entrega 360cv. Imaginem se a VW pense num 2.0 com essa tecnologia, são 554cv. Todavia, ao meu ver, o ponto crucial é a durabilidade.

    • pedro rt

      o 2.0 da AMG vai passar pra 380cv agora na linha 2016

  • CanalhaRS

    Isso é relativo. O AP 1.6 aguentava 330cv, mas durava 5 minutos!!!
    A grande questão destes pequenos blocos com enorme potência e torque é a durabilidade. Imagino que a VW não seria tão irresponsável de anunciar algo do tipo se ele não tivesse uma durabilidade relativamente semelhante a um motor normal. Ou seria???

  • Adriano Tochio

    Uma coisa não podemos negar, os motores da vw são tops !!!

  • Frederico Miranda

    O que não bate nas informações é o fato que com torque de 20,4 gera 110 cv. Subindo o torque para 27,4 deveria ter uma potência de no máximo uns 150 cv e não 272 cv. Para se ter aproximadamente 272 cv no mesmo motor, seguindo a mesma configuração de rotação, o torque gerado é de pelo menos 50 kgfm.

    • Braddock

      O que tem haver uma coisa com a outra? Meu Fusion tem 240cv e 35 kgfm de torque. Um não é proporcional ao outro. Você está falando besteira.

    • Gustavobrtt

      Torque=força x deslocamento
      Potência=trabalho / tempo=força x velocidade

      O lance é um pouco diferenciado, e depende da rotação.

    • Gustavobrtt

      Torque=força x raio.
      Potência=trabalho / tempo=força x velocidade.
      O lance é um pouco diferenciado, e depende da rotação .

  • pedro rt

    sem duvida sera o golf q ganhara esse novo motor

  • pedro rt

    qro ver quem vai ser a 1° marca a lançar um 1.0 V8 com injecao direta e turbo ai sera sublime

  • Wilker Charles Sena Silva
  • zeuslinux

    Só assim eu compraria um carro 1.0 !

  • Wald Queiroz

    Acho que a pergunta correta seria: Adivinha em que país não será vendido esse motor?

  • Diggo

    Bem provável que equipe a futura versão GTI do Polo.

  • Felipe guilherme da silva

    PELA POTÊNCIA DO PROPULSOR, CREIO QUE O PASSAT SERÁ O PRÓXIMO A RECEBER, ACHO IDEAL ESSA CONFIGURAÇÃO PARA ESSE MODELO.

  • RFGV

    E tem gente que fala mal do 2.0 TDI de 180cv da Amarok, por exemplo. VW está fazendo um belo trabalho se tratando em downsizing. Pena que alguns ignorantes e mal informados não entendem que essa é a tendencia mundial: motores cada vez menores, mais econômico e mais potentes.

  • Augusto

    ai sim eu queria ter um 1.0!

  • mmcinza

    Isso sim é “fazer mais, com menos”

  • gustavo

    E quanto a durabilidade ? se chegar a 300 mil km e milagre !!

  • Otavio Marcondes

    01/04?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend