A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou um novo tipo de ônibus elétrico nacional com tecnologia de recarga ultrarrápida ao lado das empresas CBMM e Toshiba.
A nacional CBMM é líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, um mineral encontrado em abundância no Brasil, enquanto a japonesa Toshiba já é conhecida de longa data e produziu a bateria de nióbio desse novo ônibus da VWCO.
O uso da bateria de íons de lítio com Nióbio é inédito no mundo e permite uma recarga ultrarrápida, com autonomia máxima do veículo obtida em apenas 10 minutos, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.
Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus da VWCO tem autonomia estimada em 60 km, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW.
Trata-se de um sistema que já foi usado na Grande São Paulo para outra tecnologia e que agora retorna, com uma configuração bem diferente, sendo que o ônibus para exatamente na posição onde o pantógrafo desce automaticamente, conectando a rede de recarga de alta potência ao veículo.
O ônibus e-Volksbus está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kWh.
Entre as vantagens deste sistema, segundo a VW, a estrutura do ânodo de NTO permite suportar a recarga ultrarrápida e possibilita uma operação em temperaturas mais amenas.
Isso aumenta a vida útil da bateria, a segurança e gera uma redução no consumo de energia pela menor demanda por arrefecimento do sistema. Apesar da carroceria Comil Invictus 1050 de aplicação rodoviária, a tecnologia da VWCO é mais indica para uso urbano.
Isso permite que um ônibus urbanos recarregue sua bateria de Nióbio em cada ponto extremo da linha, garantindo assim a operação durante todo o dia.
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