Volkswagen apresenta um novo tipo de ônibus elétrico de recarga ultrarrápida

vwco onibus niobio 1
vwco onibus niobio 1

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou um novo tipo de ônibus elétrico nacional com tecnologia de recarga ultrarrápida ao lado das empresas CBMM e Toshiba.

A nacional CBMM é líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, um mineral encontrado em abundância no Brasil, enquanto a japonesa Toshiba já é conhecida de longa data e produziu a bateria de nióbio desse novo ônibus da VWCO.

vwco onibus niobio 2
vwco onibus niobio 2

O uso da bateria de íons de lítio com Nióbio é inédito no mundo e permite uma recarga ultrarrápida, com autonomia máxima do veículo obtida em apenas 10 minutos, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.

Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus da VWCO tem autonomia estimada em 60 km, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW.

vwco onibus niobio 3
vwco onibus niobio 3

Trata-se de um sistema que já foi usado na Grande São Paulo para outra tecnologia e que agora retorna, com uma configuração bem diferente, sendo que o ônibus para exatamente na posição onde o pantógrafo desce automaticamente, conectando a rede de recarga de alta potência ao veículo.

O ônibus e-Volksbus está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kWh.

vwco onibus niobio 4
vwco onibus niobio 4

Entre as vantagens deste sistema, segundo a VW, a estrutura do ânodo de NTO permite suportar a recarga ultrarrápida e possibilita uma operação em temperaturas mais amenas.

Isso aumenta a vida útil da bateria, a segurança e gera uma redução no consumo de energia pela menor demanda por arrefecimento do sistema. Apesar da carroceria Comil Invictus 1050 de aplicação rodoviária, a tecnologia da VWCO é mais indica para uso urbano.

Isso permite que um ônibus urbanos recarregue sua bateria de Nióbio em cada ponto extremo da linha, garantindo assim a operação durante todo o dia.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X