VW chama recall de 1,6 milhão de carros com DSG

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15 de novembro de 2013 – A montadora Volkswagen está hoje convocando para recall um total de nada menos que 1,6 milhões de carros com transmissão automatizada DSG (Direct Shift Gearbox) em todo o mundo.

O câmbio DSG tem problemas não é de hoje, vários leitores sabem disso.

O câmbio DSG foi apresentado em 2003, e na época se tornou o primeiro câmbio de dupla embreagem a vir de série em carros no mundo todo. O primeiro modelo a ser equipado com este câmbio foi o Golf R32, versão bem esportiva, superior à versão GTI, com 241 cavalos de potência vindos de um motor 3.2 V6 com 24 válvulas.

Em seguida, o câmbio DSG passou a equipar o Audi TT 3.2 original, com um conjunto mecânico igual ao do Golf R32. Até 2008, o câmbio DSG estava disponível apenas em motores transversais, e então neste ano a Audi apresentou a sua versão S-tronic do mesmo câmbio para motores longitudinais.

Mas, voltando aos problemas em questão, a caixa de dupla embreagem DSG está apresentando defeitos por causa do óleo lubrificante que é utilizado dentro dela.

A montadora quer trocar o tipo de óleo sintético pelo mineral, pois em países quentes e úmidos, (como é o caso do nosso Brasil, não incluído nesse recall), especialmente naqueles países que possuem trânsito carregado nos grandes centros, a incidência de defeitos é maior, sem dúvida.

O problema estaria no óleo sintético usado pela rede de concessionárias a mando da montadora, que não seria um tipo de óleo adequado aos ambientes citados, provocando um grave curto-circuito no dispositivo todo.

Assim, a Volkswagen deverá substituir o lubrificante de todas as caixas DSG do modelo DQ200 nas regiões da China e Sudeste Asiático.

Além da caixa DSG, a montadora também realiza chamadas simultâneas para Tiguan (fusível) e Amarok (vazamento de combustível), totalizando 2,64 milhões de carros.

Você acha que a Volkswagen precisa fazer um recall do câmbio DSG aqui no Brasil também? Por que? Nos dê sua opinião!

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X