Recalls Volkswagen

Volkswagen chama para recall 1,6 milhão de carros com câmbio DSG

Volkswagen chama para recall 1,6 milhão de carros com câmbio DSG

A montadora Volkswagen está hoje convocando para recall um total de nada menos que 1,6 milhões de carros com transmissão automatizada DSG (Direct Shift Gearbox) em todo o mundo. O câmbio DSG tem problemas não é de hoje, vários leitores sabem disso.


O câmbio DSG foi apresentado em 2003, e na época se tornou o primeiro câmbio de dupla embreagem a vir de série em carros no mundo todo. O primeiro modelo a ser equipado com este câmbio foi o Golf R32, versão bem esportiva, superior à versão GTI, com 241 cavalos de potência vindos de um motor 3.2 V6 com 24 válvulas.

Em seguida, o câmbio DSG passou a equipar o Audi TT 3.2 original, com um conjunto mecânico igual ao do Golf R32. Até 2008, o câmbio DSG estava disponível apenas em motores transversais, e então neste ano a Audi apresentou a sua versão S-tronic do mesmo câmbio para motores longitudinais.

Mas, voltando aos problemas em questão, a caixa de dupla embreagem DSG está apresentando defeitos por causa do óleo lubrificante que é utilizado dentro dela. A montadora quer trocar o tipo de óleo sintético pelo mineral, pois em países quentes e úmidos, (como é o caso do nosso Brasil, não incluído nesse recall), especialmente naqueles países que possuem trânsito carregado nos grandes centros, a incidência de defeitos é maior, sem dúvida.

O problema estaria no óleo sintético usado pela rede de concessionárias a mando da montadora, que não seria um tipo de óleo adequado aos ambientes citados, provocando um grave curto-circuito no dispositivo todo.

Assim, a Volkswagen deverá substituir o lubrificante de todas as caixas DSG do modelo DQ200 nas regiões da China e Sudeste Asiático. Além da caixa DSG, a montadora também realiza chamadas simultâneas para Tiguan (fusível) e Amarok (vazamento de combustível), totalizando 2,64 milhões de carros.

Você acha que a Volkswagen precisa fazer um recall do câmbio DSG aqui no Brasil também? Por que? Nos dê sua opinião!

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Alex

    Meu jetta 2.5 foi comprado zero, o carro é excelente mas como todo VW sempre peca no acabamento plásticos soltam , descascam, os botões do som tricou com o sol e com 3 a 4 anos de uso o forro do teto descola na sua cabeça, o cambio tem defeito sim de fabricação a VW deveria fazer recall , mas o cliente brasileiro é pouco exigente e acaba pagando do bolso , eu não volto comprar carro VW , não pelo veículos, os motores são excelentes , boa durabilidade mas pela falta de compromisso com o cliente. Se o cliente se tornar exigente , o fabricante terá que respeitar, não peço favores , se o câmbio tem defeito de fabricação tem que ser trocado pelo fabricante.

  • Lucas Carniel

    Sei que alguns propietários de Golf DSG estão conseguindo trocar cambio de graça mesmo fora da garantia , provavelmente VW reconhece o quanto é uma porcaria de cambio. Eu tenho um Golf DSG 2015 , carro ta com 35km e já esta apresentando defeitos, é um absurdo.
    https://www.youtube.com/watch?v=huyaW-9In7o

  • Marcelo Old Boy

    Resumindo os 249 comentários aqui: câmbio DSG é uma m… Ponto final.

  • Joe Fernando Takeda
    • Joe Fernando Takeda

      aconteceu isso ontem com o meu golf 1.4 tsi , fui sair da garagem deu um barulho e o carro nao andou mais !

      • Joe Fernando Takeda

        50 mil km

  • Pery Pedro

    Que se exploda o ruído! O fato de fazerem recall no mundo todo menos aqui demonstra total falta de respeito pelo consumidor brasileiro. Que se explodam os vídeos no you tube: quero ser tratado da mesma forma que os asiáticos, americanos e alemães. Paguei bem mais que eles. Estou pedindo muito? Ouvir do mecânica da concessionária que é um defeito no projeto de engenharia que foi substituído a custo zero no mundo todo menos no Brasil pois, olha só, sua garantia expirou e você não fez a última troca de óleo com a gente que pena. Faz um cheque de R$22 mil pra consertar seu carro que vale R$50 por favor?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email