Volkswagen Citi Golf Variant seria possível? Perua média da marca alemã deve seguir geração 8,5 nos próximos anos e versão ajudaria nas vendas

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Como já se sabe, a atual geração 8,5 do Golf terá uma longa estrada pela frente no mercado europeu, já que a Volkswagen sinaliza sua continuidade até pelo menos 2035. Para se manter tanto tempo, o Golf precisará de uma mudança radical de proposta.

O motivo é que a geração 9 chegará no meio do caminho desta e será 100% elétrica. Obviamente, a VW focará suas atenções na geração seguinte e isso coloca o velho Golf a combustão num dilema: para onde seguir?

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Olhando para o mercado europeu, quem mais se destaca fora da curva é o Dacia Sandero, novamente. Mas, embora ele já tenha batido no Golf atual, não estará sozinho a partir de 2026 com a chegada de um hatch médio barato.

É nesse ponto que as coisas podem se complicar para o lado do Golf, bem mais caro e que no momento busca recuperar seu prestígio, afetado pela geração 8. Nesse movimento de mudança, a Wolfsburg pode olhar para Taubaté.

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O Polo Track substituiu o icônico Gol e ainda o superou em vendas nos últimos anos, sendo hoje o que realmente move o hatch compacto no país. A VW não pode ter um Polo Track na Europa, onde ele nem é mais feito.

Assim, o que há de mais popular (em vendas, obviamente) é o Golf. Ao se falar em uma proposta desse tipo, o nome que vem à mente de todos é Citi Golf, o popular hatch clássico sul-africano.

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Há alguns anos, rumores falaram de um carro mais barato na Europa para enfrentar a Dacia e este teria também o nome Golf. Por isso, Citi Golf não apenas indica um hatch médio mais barato, mas também a geração antiga ainda em curso.

Para aproveitar sua popularidade, esse Citi Golf 8,5 poderia ter sua Variant, que ocuparia o espaço que a Tipo SW deixaria e manter-se-ia como a única perua de baixo custo da Europa.

Nos dois casos, enquanto o Golf 9 terá até inclusive um GTI nervosamente elétrico, o Citi Golf e a Citi Golf Variant usariam essencialmente o 1.0 TSI com 95 e/ou 110 cavalos, apoiado por um sistema MHEV de 48V.

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Manual ou DSG, a família Citi Golf manteria os sistemas de segurança básicos e apostaria numa conectividade com VW Play de 10 polegadas e cluster digital de 8 polegadas, além de freio de estacionamento eletrônico e bancos em tecido.

Brasil? Seria tentador, mas somente ao lado do Golf regular. Faróis e lanternas de LED mais simples, rodas com calotas aerodinâmicas, para-choques exclusivos, entre outros, seriam o diferencial do Citi Golf.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X