Como já se sabe, a atual geração 8,5 do Golf terá uma longa estrada pela frente no mercado europeu, já que a Volkswagen sinaliza sua continuidade até pelo menos 2035. Para se manter tanto tempo, o Golf precisará de uma mudança radical de proposta.
O motivo é que a geração 9 chegará no meio do caminho desta e será 100% elétrica. Obviamente, a VW focará suas atenções na geração seguinte e isso coloca o velho Golf a combustão num dilema: para onde seguir?
Olhando para o mercado europeu, quem mais se destaca fora da curva é o Dacia Sandero, novamente. Mas, embora ele já tenha batido no Golf atual, não estará sozinho a partir de 2026 com a chegada de um hatch médio barato.
É nesse ponto que as coisas podem se complicar para o lado do Golf, bem mais caro e que no momento busca recuperar seu prestígio, afetado pela geração 8. Nesse movimento de mudança, a Wolfsburg pode olhar para Taubaté.
O Polo Track substituiu o icônico Gol e ainda o superou em vendas nos últimos anos, sendo hoje o que realmente move o hatch compacto no país. A VW não pode ter um Polo Track na Europa, onde ele nem é mais feito.
Assim, o que há de mais popular (em vendas, obviamente) é o Golf. Ao se falar em uma proposta desse tipo, o nome que vem à mente de todos é Citi Golf, o popular hatch clássico sul-africano.
Há alguns anos, rumores falaram de um carro mais barato na Europa para enfrentar a Dacia e este teria também o nome Golf. Por isso, Citi Golf não apenas indica um hatch médio mais barato, mas também a geração antiga ainda em curso.
Para aproveitar sua popularidade, esse Citi Golf 8,5 poderia ter sua Variant, que ocuparia o espaço que a Tipo SW deixaria e manter-se-ia como a única perua de baixo custo da Europa.
Nos dois casos, enquanto o Golf 9 terá até inclusive um GTI nervosamente elétrico, o Citi Golf e a Citi Golf Variant usariam essencialmente o 1.0 TSI com 95 e/ou 110 cavalos, apoiado por um sistema MHEV de 48V.
Manual ou DSG, a família Citi Golf manteria os sistemas de segurança básicos e apostaria numa conectividade com VW Play de 10 polegadas e cluster digital de 8 polegadas, além de freio de estacionamento eletrônico e bancos em tecido.
Brasil? Seria tentador, mas somente ao lado do Golf regular. Faróis e lanternas de LED mais simples, rodas com calotas aerodinâmicas, para-choques exclusivos, entre outros, seriam o diferencial do Citi Golf.
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