
O motor EA888 é o atual propulsor de médio volume do grupo Volkswagen e é muito usado no mercado chinês para mover uma extensa gama de produtos diversos, tanto da VW quanto da Audi, por exemplo.
Conhecido como 2.0 TSI, ele alcançou a marca de 10 milhões de unidades feitas pela FAW-VW em Dalian, onde fica a divisão de propulsores da joint venture chinesa.
Inaugurada em 2007, a fábrica de motores do EA888 em Dalian iniciou oficialmente suas operações logo a seguir, com o propulsor de 2.0 litros, injeção direta e indireta, bem como turbocompressor, alimentando muitos modelos da VW/Audi.

O progresso foi rápido e o número 8 milhões saiu da linha de produção em junho de 2023, enquanto o número 9 milhões saiu em setembro de 2024.
Veja também
Agora, menos de dois anos depois, o EA888 alcança esse importante marco na China, com a subsidiária integral da FAW-Volkswagen, a Volkswagen FAW Engine, tornando-se a maior produtora mundial de motores EA888, superando as plantas da Europa.
Na VW e na Audi, o 2.0 TSI/TFSI é importantíssimo para mover os carros médios das duas marcas e também produtos esportivos, como o Golf GTI, por exemplo, mas no mercado chinês, a gama de médios é enorme.

Por lá, a quinta geração do EA888 apresenta três tecnologias de ponta: turbocompressor de geometria variável (TGV) derivado da Porsche, sistema de injeção direta de combustível de ultra-alta pressão (500 bar) e sistema de operação de ciclo Miller para todas as condições.
Essas tecnologias representam avanços significativos tanto na eficiência térmica quanto no desempenho de potência para os motores de 2.0 litros do grupo germânico.
Atualmente, os motores da série EA888 são amplamente utilizados na FAW-Volkswagen Audi e em outros modelos importantes da Volkswagen, incluindo o Magotan, Cross, Audi Q5L e Audi A6L.
Assim, se espera que o 2.0 TSI continue a mover boa parte dessa gama até meados da próxima década na China, se o mercado não mudar muito…
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










