
Em 27 de dezembro de 1945, o primeiro veículo de produção saiu da linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na época controlada pelo exército britânico num recomeço após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Era um Volkswagen Typ 1, mais conhecido como Fusca e agora mais recentemente, 29.262 dias depois, nas primeiras horas da manhã do último sábado, 8 de fevereiro de 2026, o carro de número 49 milhões deixou a linha de produção de Wolfsburg: um Tiguan.
Com uma média de quase 12.000 carros feitos todas as semanas ao longo das últimas oito décadas, a sede de sempre da VW totaliza 49.000.000, mais do que (provavelmente) qualquer outra fábrica de automóveis no mundo.
Atualmente, os modelos Golf, Tiguan, Tayron e Touran são fabricados na sede da Volkswagen; no próximo ano, será adicionado o ID.3, o primeiro carro elétrico baseado na plataforma MEB, mas até o final da década, a plataforma SSP também será implementada.
Veja também
O Tiguan comemorativo está destinado a um cliente em Taiwan, no entanto, antes de o veículo ser enviado para o Extremo Oriente nos próximos dias, ele foi preparado pela última vez nesta quinta-feira (12 de fevereiro), para uma foto oficial.
Desde o início da produção de veículos, mais de 50 modelos diferentes de três marcas do grupo (Volkswagen, Audi e Seat) foram produzidos na fábrica de Wolfsburg. Só o Golf teve 21,5 milhões de unidades, seguido pelo Fusca com 10,8 milhões e pelo Tiguan com apenas 3,9 milhões.
Segundo a VW, se todos os 49 milhões de veículos fabricados em Wolfsburg até hoje fossem enfileirados – considerando o comprimento de um Golf atual (4,28 m) – eles se estenderiam por aproximadamente 210.000 km ou cinco voltas ao redor da Terra na Linha do Equador.
Após 57 veículos de produção saírem da linha de montagem da fábrica de Wolfsburg nos últimos dias de dezembro de 1945, data oficialmente contada pela VW, o volume de produção anual aumentou constantemente a partir de então.
Em 1951, a fábrica principal ultrapassou a marca de seis dígitos (100.632 unidades), antes de atingir o recorde anual de 958.508 veículos, que permanece até hoje, em 1964.
Desde a virada do milênio, excluindo os anos afetados pela pandemia, os números de produção têm oscilado entre 500.000 e 850.000 unidades. No ano passado, a produção da VW em Wolfsburg foi de 577.444 veículos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










