
Pouco depois da Segunda Guerra, a Volkswagen chegou ao cobiçado mercado americano, uma terra habitada então por grandes dinossauros sobre rodas com rabos de peixe e motores V8 beberrões de gasolina.
Mas, antes do início do “Carro do Povo” na “América”, um visitante ilustre desembarcou na terra das oportunidades não com o fruto de seu gênio, mas com dois singelos Volkswagen Typ 1, o nosso querido Fusca.

Em 1949, o empresário holandês Ben Pon — o pai da Kombi — chegou a Nova Iorque com dois Fuscas na bagagem, em uma das primeiras tentativas de levar um veículo pequeno e acessível aos compradores americanos.
Foi um sucesso? Somente seis anos depois, a Volkswagen of America, Inc. foi fundada, com a sede da nova empresa de vendas localizada em Englewood Cliffs, Nova Jersey.
Veja também

No ano seguinte, quase 50.000 veículos já haviam sido vendidos e o Fusca não parou mais de emplacar na terra do Tio Sam. Assim, nos 70 anos que se seguiram, a Volkswagen se tornou uma das marcas automotivas mais influentes da história dos EUA.
A própria Kombi, filha de Ben Pon, se tornou um dos veículos icônicos da VW, simbolizando a liberdade dos anos 60. No país dos grandalhões e das grandes corporações automotivas de Detroit, a marca emplacou seu carro do povo.

Em 1959, somente quatro anos após a fundação da empresa, Carl Hahn assumiu o comando da VW aos 32 anos, o executivo do “Think Small” (Pense Pequeno), campanha que se tornou lendária, revolucionando a publicidade automotiva com humor autodepreciativo, simples e impactante. Bem diferente do Das Auto de décadas depois…
Pouco antes desta última, em 1999, a Ad Age elegeu a campanha como a melhor campanha publicitária de todos os tempos em “The Century of Advertising” (O Século da Publicidade).

Diante da nação motorizada que viu o Ford T impulsionar a América do Norte e as gigantes de Michigan, a VW emplacou em 1970 um recorde histórico de 569.696 veículos, com Fusca e Kombi como ícones culturais.
A VW construiu uma fábrica em Westmoreland, na Virgínia, de onde saíram players como o Rabbit (Golf) e Caddy (picape), mas hoje se concentra em Chattanooga, no Tennessee, de onde saem SUVs e elétricos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










