
Eles já chegaram a usar um velho motor V8 Magnum 5.2 litros abastecido com álcool e de início modesto, com uma cabine de estilo MAN, acabaram conquistando o setor de caminhões, especialmente com produtos como o versátil “cavalinho” Titan.
Há 45 anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi criada para colocar a marca alemã num novo setor, o de caminhões e se tornou uma das marcas de veículos comerciais mais vendidas do mundo.
Tendo herdado parte de seu DNA da antiga Chrysler, a VWCO saltou de modelos como 7-90 e 11-130 para modelos bem mais sofisticados hoje, como as linhas Delivery e Constelation.

Assim, surgindo como uma marca nova no setor, a VWCO foi explorando nichos e os abrindo ao mercado, obtendo assim uma improvável liderança de vendas de caminhões e há 22 anos, mantém a posição no Brasil.
Veja também
Principal rival da Mercedes-Benz, a VWCO foi abrindo caminho com o tempo, embora não tenha sobrepujado a concorrente germânica no setor de ônibus, onde a estrela continua a liderar com folga, inicialmente usando motores diesel da MWM e Cummins.

Atualmente, existem 150 pontos de atendimento no Brasil (mais 200 lá fora), com mais de 10 diferentes serviços, customizados para cada um dos cerca de 50 modelos de caminhões e ônibus que compõem o portfólio atual da Volkswagen.
Hoje, a VWCO conta com as linhas Delivery, Constellation e Meteor para transporte de cargas e a Volksbus para os passageiros. Ao longo de sua história, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vendeu mais de 1,25 milhão de veículos, dos quais 196 mil rodam pelo mundo.

A linha Worker é a mais vendida com mais de 433 mil unidades, seguida pela família Constellation, com cerca de 373 mil unidades. Já os pequenos da Delivery atenderam uma demanda de 220 mil veículos.
Mais recentemente, a família Meteor, que utiliza motores oriundos da MAN, já totaliza 20 mil caminhões em circulação, enquanto os modelos da própria MAN completaram 10 mil unidades.
Por sua vez, a família Volksbus responde por 194 mil ônibus produzidos, atendendo aos setores urbano, rodoviário e de fretamento. Com presença em mais de 30 países, a VWCO tem fábricas no Brasil, México e na Argentina, empregando 5,5 mil empregados.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










