
Depois de cinco anos e meio de produção de veículos totalmente elétricos, a fábrica de veículos de Zwickau, na Alemanha, quebrou uma barreira importante, o milionésimo carro elétrico saiu da linha de produção da unidade multimarcas da VW.
O veículo comemorativo é um Volkswagen ID.3 GTX Performance na cor Kings Red Metallic, sendo ele entregue a um cliente da Baviera, o que ocorrerá em algumas semanas na Fábrica Transparente em Dresden, que já não produz mais carros.
Seis modelos elétricos serão produzidos em Zwickau para três marcas do Grupo Volkswagen, onde o último veículo a combustão saiu da linha de montagem em 26 de junho de 2020.
Isso marcou o fim de uma era que começou em 1904 com August Horch e também incluiu a produção do Trabant na época da RDA, a Alemanha Oriental.
O sinal de partida para Zwickau rumo à era totalmente elétrica foi dado em 4 de novembro de 2019 com o início oficial da produção do VW ID.3.
Foi o primeiro modelo do Grupo Volkswagen baseado na matriz modular de acionamento elétrico (MEB) e, em somente 26 meses, foram concluídos um total de seis modelos de veículos.
Com o início da produção do ID.5 em janeiro de 2022, a transformação da fábrica de veículos de Zwickau em um local multimarcas puramente elétrico foi concluída e a introdução do MEB foi implementada com sucesso.
Até o momento, 2,3 milhões de veículos MEB foram entregues aos clientes em todo o mundo em todas as marcas do Grupo Volkswagen, isso significa que quase um em cada dois carros elétricos registrados pelo Grupo Volkswagen vem de Zwickau.
Em 2024, 204.000 veículos foram produzidos em Zwickau e desde que a Volkswagen assumiu a fábrica em 1990, logo após o fim da Alemanha Oriental, mais de sete milhões de veículos saíram da fábrica.
As carrocerias do Bentley Bentayga e do Lamborghini Urus também são fabricadas em Zwickau, por exemplo.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!