Volkswagen confirma acordo com Xpeng para usar plataforma CEA em 2026

xpeng g9 1
xpeng g9 1

A Volkswagen e a Xpeng fecharam um acordo para a utilização da plataforma modular elétrica CEA do fabricante chinês, a partir de 2026. Isso significará uma compra de participação no fabricante asiático.

Pelo acordo, a VW investirá US$ 700 milhões na Xpeng Inc. e isso lhe dará 4,99% das ações da empresa, além do direito de desenvolver uma variante da plataforma CEA (Common Electric Architecture).

Com isso, a VW tem agora sua quarta joint-venture na China, com 50% de participação nas empresas FAW-VW, SAIC-VW, JAC-VW e agora com a Xpeng-VW, porém, esta com menos de 5% de participação.

xpeng p5 5
xpeng p5 5

Não se sabe até onde isso levará a VW, mas futuras aquisições de ações podem ocorrer na medida que a reação dos alemães diante dos resultados que virão.

A previsão é os primeiros carros da Volkswagen com a plataforma CEA apareçam a partir de 2026, que “serão equipados com software e hardware de última geração”.

A VW toma essa decisão após ver as vendas de seus carros elétricos caírem num mercado de veículos desse tipo, que subiu 20% na China. Para recuperar o terreno perdido, a montadora trocou o chefe da Audi após queda contínua de vendas.

Longe da Xiaomi, a Xpeng hoje tem uma linha de quatro modelos, sendo dois SUVs nas formas dos modelos G3 e G9, com dois sedãs bem estilosos: P5 e P7.

xpeng g9 4
xpeng g9 4

A Xpeng usa uma base de dados com fusão de informações em processador ultrarrápido, integrando informações de 32 sensores, incluindo o radar laser LiDAR.

Atuando no segmento premium, a Xpeng usa várias tecnologias como condução semiautônoma de Nível 3, bem como conexão 5G, reconhecimento facial e sistemas que trazem a até a internet das coisas ao motorista.

Isso, obviamente, tem um preço e não é barato, mesmo para a realidade chinesa. Assim, pelo movimento da VW como grupo, possivelmente o primeiro alemão com base chinesa deve ser um carro da Audi.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X