Volkswagen defende que chinesas recebam créditos para produzir na Europa

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A guerra comercial entre União Europeia e China está tomando novos rumos quando agora as montadoras do continente questionam as regras de Bruxelas quanto à sobretaxa de veículos elétricos importados do gigante asiático.

A Volkswagen, maior montadora da Europa e uma das duas maiores do mundo, ao lado da Toyota , se posiciona contra a política atual de tarifar os fabricantes chineses em até 38,1% cima da taxa regular de 10% do imposto de importação.

O que acontece na Europa é que mesmo as montadoras chinesas que estão construindo fábricas na região, estão sendo sobretaxadas, não importando o tamanho do investimento e nem as consequências do mesmo.

A MG, da SAIC, por exemplo, tem planos para produção em pelo menos duas regiões da Europa. No caso da VW, Oliver Blume, CEO da empresa, disse ao jornal dominical Bild am Sonntag que a defende uma mudança nas regras, segundo a Reuters .

Blume disse: “Em vez de tarifas punitivas, isso deveria ser sobre dar crédito mútuo para investimentos. Aqueles que investem, criam empregos e trabalham com empresas locais devem se beneficiar quando se trata de tarifas”.

Segundo os cálculos, os custos para os fabricantes chineses venderem seus carros na Europa chegaria a 45%. Com o novo plano, isso custaria bilhões de dólares extras às montadoras para trazer carros para o bloco e devem ser impostas a partir do mês que vem por cinco anos.

A ideia é que os fabricantes chineses que estejam investindo na Europa, em produção de veículos, tem créditos para poder importar sem a sobretaxa a medida que fazem seus aportes, como acontece no Brasil.

Aqui, o governo concedeu créditos em forma de cotas para importação sobre o aumento nas alíquotas de importação de veículos, mediante os investimentos em fábricas no país, sendo essa a única maneira de escapar da taxa, que será de 35% a partir de 2026.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X