Volkswagen deixa elétricos de lado e focará em carros híbridos plug-in

golf gti gte gtd 2020 10 1
golf gti gte gtd 2020 10 1

Parece que os bilhões de euros gastos investindo em carros elétricos não estão dando muito certo para a Volkswagen, que vê as vendas do segmento caíram não só na China, mas em especial no mercado europeu.

Acompanhando uma tendência mundial de redução nas vendas de carros elétricos, a VW decidiu que focará mais em carros híbridos plug-in, cuja tecnologia a marca usa há bastante tempo.

A desaceleração poderia ser desastrosa se a VW tivesse enterrado os carros híbridos plug-in, mas isso não é o caso aqui, uma vez que até a Multivan T7 passou a dispor da tecnologia, assim como a Califórnia T7.

Para esta nova gama de híbridos plug-in, a promessa da VW será uma bateria de lítio robusta com autonomia acima de 100 km no modo elétrico, tornando-se mais eficiente que o padrão atual.

No centro disso, o motor EA211 1.4 TSI de ciclo Atkinson com 115 cavalos e 20,4 kgfm, além de um motor elétrico acoplado à caixa de dupla embreagem, tendo esta, seu próprio disco de tração, totalizando uma embreagem tripla.

Thomas Schäfer, CEO da VW, disse: “Mas agora você precisa pensar mais. Como podemos tornar isso ainda mais econômico? Como chegamos lá? Isto está acontecendo agora.”

Normalmente, a depender da versão do carro, a potência combinada pode ser 204 ou 245 cavalos, o que está dentro da média de modelos PHEV de outras marcas, mas a VW não tem um plug-in de tração 4×4 elétrica.

Ainda não se sabe se haverá ampliação da oferta de carros micro-híbridos de 12V ou 48V, de modo a abastecer carros menores e mais baratos.

Mesmo assim, sabe-se que quanto menor o carro, mas propício para ele ser totalmente elétrico que híbrido, quiçá, se isso de fato acontecer, com a VW optando por mais TSI Evo, como o Polo, que seguirá com motor a combustão até 2030.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X