
A Gotion, parceria da Volkswagen, anunciou oficialmente a produção de uma nova bateria de estado sólido que promete autonomia de nada menos que 1.000 km, colocando assim os carros elétricos em outro patamar.
Tendo 26% de suas ações nas mãos da VW, seu maior acionista, a Gotion prepara uma célula de energia chamada Jinshi que foi desenvolvida ao longo de oito anos, chegando agora finalmente à linha de montagem.

Apresentada em maio de 2024, a Jinshi tem densidade de energia de 350 Wh/kg, sendo isso 40% maior do que a densidade de energia encontrada nas baterias de lítio comuns, em uso na maioria dos carros elétricos hoje no mercado mundial.
Segundo a Gotion, a vida útil é de mais de 1.000.000 km e há capacidade para 3.000 ciclos de carga e descarga, o que é bastante coisa.
Veja também
Operando de forma confiável em uma ampla faixa de temperatura, de -20 °C a 85 °C, a Jinshi passou por vários testes de segurança rigorosos, incluindo aquecimento a 200 °C, bem como perfuração de pregos e esmagamento, sem reação perigosa.

A tecnologia em torno de Jinshi é tão complexa que a Gotion construiu um protótipo de linha de montagem para bateria de estado sólido com células de apenas 0,2 kWh para testes.
Segundo a empresa, a taxa de rendimento estável de 90% foi verificada e significa que a maioria das baterias produzidas atende aos padrões de qualidade internacionais.
Os engenheiros da Gotion também fizeram melhorias técnicas importantes, aumentando a capacidade das células da bateria em 150% em comparação com as versões anteriores.

Em evolução contínua, a Jingshi precisará de uma fábrica totalmente nova para sua produção em massa, com custo estimado em US$ 233 milhões por GWh.
A operação deve começar em 2027, mas até lá, a Jinshi estará a bordo de um pequeno número de modelos da Volkswagen e de outros clientes, com ápice da produção em 2030.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










