Volkswagen deve utilizar nova bateria de estado sólido com 1.000 km de autonomia em seus carros chineses

gotion battery 1
gotion battery 1

A Gotion, parceria da Volkswagen, anunciou oficialmente a produção de uma nova bateria de estado sólido que promete autonomia de nada menos que 1.000 km, colocando assim os carros elétricos em outro patamar.

Tendo 26% de suas ações nas mãos da VW, seu maior acionista, a Gotion prepara uma célula de energia chamada Jinshi que foi desenvolvida ao longo de oito anos, chegando agora finalmente à linha de montagem.

gotion battery 4
gotion battery 4

Apresentada em maio de 2024, a Jinshi tem densidade de energia de 350 Wh/kg, sendo isso 40% maior do que a densidade de energia encontrada nas baterias de lítio comuns, em uso na maioria dos carros elétricos hoje no mercado mundial.

Segundo a Gotion, a vida útil é de mais de 1.000.000 km e há capacidade para 3.000 ciclos de carga e descarga, o que é bastante coisa.

Veja também

Operando de forma confiável em uma ampla faixa de temperatura, de -20 °C a 85 °C, a Jinshi passou por vários testes de segurança rigorosos, incluindo aquecimento a 200 °C, bem como perfuração de pregos e esmagamento, sem reação perigosa.

gotion battery 2
gotion battery 2

A tecnologia em torno de Jinshi é tão complexa que a Gotion construiu um protótipo de linha de montagem para bateria de estado sólido com células de apenas 0,2 kWh para testes.

Segundo a empresa, a taxa de rendimento estável de 90% foi verificada e significa que a maioria das baterias produzidas atende aos padrões de qualidade internacionais.

Os engenheiros da Gotion também fizeram melhorias técnicas importantes, aumentando a capacidade das células da bateria em 150% em comparação com as versões anteriores.

gotion battery 3
gotion battery 3

Em evolução contínua, a Jingshi precisará de uma fábrica totalmente nova para sua produção em massa, com custo estimado em US$ 233 milhões por GWh.

A operação deve começar em 2027, mas até lá, a Jinshi estará a bordo de um pequeno número de modelos da Volkswagen e de outros clientes, com ápice da produção em 2030.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.