A Volkswagen está planejando um grande investimento no próximo Golf GTI, que será 100% elétrico e terá um poder muito superior ao modelo atual, ainda movido por um 2.0 TSI a gasolina.
Feito sobre a plataforma modular SSP, o Golf GTI de nona geração “será um carro monstruoso” nas palavras do chefão da VW, Thomas Schäfer.
Schäfer falou ao site britânico Auto Express: “No final da década, lançaremos um Golf [GTI] elétrico, e será um carro monstruoso. Estou muito feliz com o progresso. É incrível. Dá para torná-lo empolgante, tem que ser empolgante, tem que ser autêntico. Se lançarmos um GTI, tem que ser um GTI [de verdade].”
Embora não tenha dado muitos detalhes, o CEO da Volkswagen reforçou a distinção entre os produtos atuais do Golf para a próxima geração, comentando sobre o próximo R, que manterá a tração integral, confirmando assim a manutenção da principal característica do GTI.
O executivo disse: “Apresentaremos uma gama completa de GTIs, começando com o ID.2 GTI, o primeiro em versão elétrica. No início deste projeto, dissemos às equipes de desenvolvimento: ‘Temos que nos orgulhar do GTI do futuro’, e a equipe está cumprindo esse compromisso. Já dirigi alguns protótipos com a nova configuração e é impressionante. Será que um Golf elétrico pode ser emocionante? Claro!”
Isso mostra como o progresso dos novos esportivos elétricos está avançado na Volkswagen, com o ID.2 GTI obrigatoriamente tendo a tração dianteira por conta da plataforma MEB-Entry, que tem motor dianteiro.
O caso do Golf GTI é interessante, pois a SSP será uma base altamente conectada com sistema elétrico de 800 volts, possibilitando a recarga ultrarrápida.
Tração dianteira ou traseira? Para ser um Golf GTI terá de ser dianteira, garantindo assim a manutenção da dinâmica do carro, que vem desde os anos 70.
Sobre a potência, podemos esperar algo perto dos 300 cavalos para realmente o novo Golf GTI surpreender, fora os recursos inéditos que a VW certamente está guardando com cuidado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!