Volkswagen e Audi comemoram 25 anos de produção no Paraná

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Em 18 de janeiro de 1999, a Volkswagen, em união com a Audi, iniciava em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a produção de automóveis, com o Golf da quarta geração e o A3 da primeira.

Hoje, 25 anos depois, a fábrica paranaense continua a fazer carros da VW e da Audi, porém, o T-Cross domina a linha da marca alemã e o Q3 é o produto das quatro argolas.

Nesse intervalo de tempo, a planta em “Y” da VW-Audi viu modelos de peso, como o VW Fox e o A3 Sedan da terceira geração. A fábrica voltou a ter o Golf, então na sétima geração, novamente em produção, assim como o Q3 da primeira geração.

Com 1,3 milhão de m², a planta fabricou mais de 3 milhões de veículos nessas duas décadas e meia, com nível tecnológico alto, tanto que a VW chegou a fundir a linha de montagem nas plataformas PQ24 e MQB-A1.

Mas, além dos carros citados, a fábrica de São José dos Pinhais fez mais coisas, como explica Cesar Drazul, plant manager da fábrica: “Nesses 25 anos, já foram produzidos na unidade modelos que fazem sucesso nas ruas até hoje, como o Golf, Fox, CrossFox e SpaceFox, além da Saveiro. Atualmente, fabricamos o T‑Cross e celebramos seu sucesso, como o SUV mais vendido do Brasil em 2023”.

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Versátil, a planta da VW no Paraná mostra que pode fazer qualquer carro do grupo alemão, com previsão futura para produtos eletrificados. Além disso, a Volkswagen do Brasil alcançou o marco de 80 mil unidades do T‑Cross exportadas para 18 mercados na América Latina e África.

Fora o T-Cross, líder de vendas entre os SUVs em 2023, a planta em São José dos Pinhais também produz os modelos Q3 e Q3 Sportback, da Audi do Brasil.

Moderna, a fábrica conta com solda a laser e tinta à base de água na pintura de automóveis. Nos próximos anos, a unidade fará a picape Tarok, assim como possivelmente um crossover elétrico, que se espera ser o ID.2 SUV.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X