
A Volkswagen está enfrentando um dos recalls mais inusitados dos últimos tempos: todos os exemplares do ID. Buzz vendidos até agora na América do Norte terão que voltar às concessionárias porque o banco traseiro é, acredite se quiser, grande demais.
O modelo retrô 100% elétrico, que acomoda seis ou sete pessoas dependendo da configuração, foi considerado fora dos padrões de segurança dos Estados Unidos por ter espaço de sobra na terceira fileira — mesmo com apenas dois cintos de segurança instalados ali.
Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a largura útil do assento traseiro do ID. Buzz ultrapassa o limite de 55,2 polegadas.
Pela legislação, qualquer banco com essa medida ou mais precisa ter três cintos de segurança, um para cada possível ocupante, mesmo que a montadora o tenha projetado claramente para apenas duas pessoas.

A justificativa oficial destaca que o banco tem dois cintos, mas espaço para três passageiros, infringindo as normas de proteção contra colisões.
Embora o banco ofereça apenas 48 polegadas de espaço para o quadril e 53 polegadas para os ombros, o órgão regulador parece levar em conta o design da base do assento, que inclui um recorte no centro para o rebatimento 50/50.
Isso o tornaria, na visão da NHTSA, uma área contínua grande demais para ser usada por apenas dois passageiros.
A ironia é que esse padrão define um espaço de apenas 14,8 polegadas por pessoa, menos do que o oferecido pelas poltronas mais apertadas das companhias aéreas de baixo custo.

A solução proposta pelas autoridades também beira o absurdo: a Volkswagen deverá instalar um material não acolchoado na base do banco traseiro para reduzir artificialmente a área de assento disponível.
O reparo, ainda sem data para começar, será oferecido para 5.637 proprietários nos EUA e 771 no Canadá a partir de junho. A medida atenderia aos critérios legais, ainda que qualquer pessoa pudesse, tecnicamente, se apertar ali mesmo depois da “correção”.
Esse é apenas mais um episódio em uma sequência de dores de cabeça para os veículos elétricos da marca alemã. O ID.4, por exemplo, já teve que passar por recall por conta de maçanetas que abriam sozinhas com o carro em movimento.
Mas o caso do ID. Buzz é, sem dúvida, o mais curioso. Tudo isso acontece no mesmo período em que o próprio governo americano anunciou a redução de exigências em relatórios de segurança, algo que deve beneficiar especialmente a Tesla.

Enquanto a Volkswagen ainda avalia como vai contornar o problema, o mais provável é que aceite a solução sugerida pelas autoridades, mesmo que, tecnicamente, pudesse argumentar que o banco se comporta como dois assentos individuais.
Para os consumidores, resta torcer para que o tal enchimento de plástico rígido seja fácil de remover depois.
O ID. Buzz tem preço inicial de 59.995 dólares nos EUA e oferece uma mecânica elétrica com 282 cavalos de potência, além de autonomia estimada de 234 milhas.
Apesar de toda a nostalgia e apelo visual do modelo, até mesmo o conforto exagerado virou problema. Quem diria.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!