Volkswagen fará SUV elétrico nascido da parceria com a chinesa Xpeng

vw xpeng 1
vw xpeng 1

A Volkswagen e Xpeng fecharam um acordo em 2023 para desenvolverem carros elétricos para o mercado chinês, quando a empresa alemã comprou 4,99% das ações do fabricante asiático.

Pelo acordo, dois modelos de carros elétricos serão vendidos com a marca Volkswagen na China, mas isso só ocorrerá a partir de 2026, porém, sabe-se agora que um deles será um SUV elétrico, que muitos associam com o Xpeng G9.

xpeng g9
xpeng g9

Ainda assim, o que se fala é em desenvolvimento de um produto novo com a base da Xpeng, ainda que a VW possa usar alguma tecnologia de sua própria engenharia.

A VW, com a Xpeng, segue o mesmo caminho da Stellantis com a Leapmotor , porém, o acordo da alemã se restringe à China, enquanto o grupo com sede na Holanda quer tornar a chinesa uma marca global.

xpeng g9 3
xpeng g9 3

Ralf Brandstatter, membro do Conselho de Administração do Volkswagen Group na China, disse: “No maior e mais rápido mercado de veículos elétricos do mundo, a velocidade é fundamental”.

Nesse caso, os chineses estão ganhando de lavada, já que estão muito rápidos no desenvolvimento de carros elétricos e tecnologias associadas.

Como as marcas chinesas estão dominando o mercado de seu próprio país e também adentrando a Europa com força, um dos recursos dos grandes fabricantes é comprar participação nelas, se não o controle, para jogar o jogo do concorrente.

xpeng g9 4
xpeng g9 4

A Xpeng, que já teve presença da Xiaomi, investe numa nova arquitetura digital chamada Edward, que será integrada a próxima geração do G9, interessando enormemente à Volkswagen.

Na China, a VW ainda não conseguiu emplacar seus carros elétricos como planejado e mesmo a parceria com a JAC, ainda não conseguiu reverter a ascensão de marcas locais sobre os players estrangeiros, que sempre dominaram o mercado local.

Para piorar, mesmo com o conhecimento adquirido lá, Stellantis e Volkswagen, assim como outras, não conseguem reverter em produtos competitivos na Europa ou nos EUA, que agora sofre com sua primeira rejeição aos elétricos.

Xpeng G9 2024 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X