Volkswagen finalmente consegue passar a Tesla em vendas de carros elétricos na Europa

id.4 x 2
id.4 x 2

Depois de anos surfando numa onda de otimismo alimentada por promessas futuristas, Elon Musk e sua Tesla parecem finalmente estar colhendo os frutos amargos de decisões questionáveis — tanto comerciais quanto políticas.

Se em 2023 o Model Y chegou a ser o carro mais vendido da Europa, agora, em 2025, a Tesla vê suas vendas despencarem enquanto a Volkswagen avança com força total no mercado de carros elétricos .

De acordo com dados da JATO, uma das mais respeitadas consultorias do setor automotivo, as vendas da Tesla no continente caíram 38% no primeiro trimestre de 2025, somando 53.237 unidades emplacadas.

No mesmo período, a Volkswagen registrou 65.679 vendas de EVs — um salto impressionante de 157% em comparação ao ano anterior.

id.4 6

Mesmo que o Model Y ainda figure como o elétrico mais vendido, ele já não aparece nem entre os dez carros mais emplacados do trimestre.

E embora a Tesla tenha conseguido superar a Volkswagen em março (27.828 contra 25.544 unidades), a tendência indica uma reversão de liderança no médio prazo.

O mais preocupante para a marca americana é que, caso o ritmo atual se mantenha, a BMW também poderá ultrapassá-la muito em breve.

O recado do mercado europeu é claro: o domínio da Tesla está em xeque. E o cenário é ainda mais desafiador com a proximidade da divulgação dos resultados financeiros da empresa.

A queda nas vendas já deve estar parcialmente precificada pelas ações, mas o que realmente preocupa investidores e analistas é o que está por vir.

id.4 10

Fatores não faltam para explicar essa virada.

Além da linha de modelos envelhecida e da resistência em renovar o portfólio com velocidade, há também a figura de Elon Musk — hoje muito mais associado a polêmicas políticas e discursos polarizadores do que à imagem de visionário da tecnologia que antes encantava investidores e consumidores.

A conexão direta de Musk com movimentos conservadores e seu envolvimento em decisões polêmicas nos bastidores do governo americano podem estar afastando o público europeu, tradicionalmente mais sensível a posicionamentos ideológicos.

Enquanto a Volkswagen colhe os frutos de uma estratégia focada em variedade, eficiência e produção local, a Tesla precisa lidar com os efeitos colaterais de sua dependência de uma figura cada vez mais controversa.

Como diz o velho ditado, quem joga jogos tolos acaba ganhando prêmios igualmente tolos — e o prêmio atual da Tesla pode ser a perda da coroa no mercado que um dia dominou.

Resta saber se a empresa terá tempo (e humildade) para ajustar o rumo antes que a concorrência engula o que restou da vantagem pioneira.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.