Volkswagen Fox Connect (2018-2021): Versão básica dos últimos anos de vida tem bom custo/benefício

Novo Volkswagen Fox Connect 2020

Se, chegando em 2021, o mercado achava que o Fox iria sair de linha e morrer, por causa da chegada do Polo, não foi exatamente isso que aconteceu.

Mesmo após quase três anos da chegada do irmão novato, o velho hatch compacto seguiu forte. O Fox Connect foi, durante as linhas de 2018 a 2021, a configuração de entrada do popular, e apelava para a boa relação custo-benefício.

Por pouco mais de R$ 62 mil, você podia estacionar na sua garagem um Fox 0km na versão Connect com uma boa dose de equipamentos e motor 1.6 flex.

Com este mesmo valor, na época também era possível levar outros modelos como Onix, Argo, Ka e HB20, mas em suas versões de entrada, com motor 1.0 e sem tantos recursos assim.

Volkswagen Fox Connect 2018 2
Volkswagen Fox Connect 2018 2

Além disso, o Fox Connect agrada pelo bom espaço interno e posição de dirigir mais elevada, como num SUVzinho compacto.

Veja abaixo os principais motivos que você pode considerar ao analisar o VW Fox Connect, no mercado de usados:

Detalhes da versão Connect

Apesar do nome diferenciado, o Volkswagen Fox Connect segue a mesma linha dos outros Fox vendidos nos anos anteriores no Brasil. Ele não tem nada de muito moderno. Segue equipado com o velho motor 1.6 litro flex de apenas oito válvulas, com câmbio manual de cinco marchas.

Entre os recursos mais atuais, dispõe somente de direção elétrica, computador de bordo, volante multifuncional e central multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e espelhamento de smartphones através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Porém, ele conserva as boas virtudes do modelo. Entre eles, o amplo espaço interno, favorecido pelo teto elevado e o entre-eixos adequado para a categoria. O carro consegue acomodar com conforto até quatro adultos.

Fox Connect

Por outro lado, o porta-malas tem tamanho reduzido, com capacidade para 270 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento do assento e encosto do banco traseiro.

Outro item de destaque do carro é a posição de dirigir mais elevada, o que agrada sobretudo as mulheres. Contudo, tem a opção de ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e ainda a regulagem de altura do banco do motorista.

O acabamento do compacto segue a mesma linha dos demais modelos da categoria. Há plástico rígido por todas as partes.

Todavia, as peças têm bom encaixe e um certo aspecto de qualidade. Nas portas dianteiras e traseiras, há acabamento em tecido nas áreas de contato com os braços dos ocupantes.

Como citamos acima, o forte do Fox Connect é mesmo a relação custo-benefício. Abaixo você pode conferir a lista de equipamentos completa do carro.

Volkswagen Fox Connect 2018 4
Volkswagen Fox Connect 2018 4

Mas você já pode ficar ciente de que dificilmente vai encontrar outro compacto 0 km com a mesma fartura de equipamentos de série do Fox e motor 1.6.

Para levar um outro hatch compacto com motor 1.6 flex ou equivalente e a mesma lista de recursos do Connect, você desembolsava pelo menos R$ 70 mil, senão R$ 5 mil ou R$ 10 mil a mais que isso.

Além disso, ele praticamente não tem opcionais. Só oferece como opção um pacote de R$ 250 que agrega recursos visuais e de acabamento, que aí vai de acordo com o gosto de quem compra.

É certo que ele é um carro com quase 17 anos de estrada, mas ele é uma das melhores opções para quem quer um carro completo, sem pagar muito por isso.

E deve ser justamente pela idade que fez a Volkswagen vender este carro a preços mais baixos, já que o projeto do modelo já estava muito mais que pago.

Volkswagen Fox Connect 2018 6
Volkswagen Fox Connect 2018 6

Equipamentos de série

Segurança: airbag duplo frontal, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de alarme com comando remoto, alças de segurança dianteiras e traseiras no teto, faróis de neblina com luz de conversão estática (Cornering Light), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, cintos de segurança laterais traseiros de três pontos com retorno automático, Isofix, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, entre outros.

Conforto: direção elétrica “easy drive”, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos com função “Tilt Down” de rebatimento automático na marcha a ré no retrovisor direito, travas elétricas das portas e porta-malas com controle remoto, sensor de estacionamento traseiro, chave tipo canivete com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, limpador e desembaçador traseiro, banco traseiro com encosto e assento rebatível, piloto automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Rock” de 15 polegadas com pneus 195/55 R15 de baixa resistência a rolagem, para-choques na cor do veículo, para-sois com espelho, luz de leitura dianteira, lanternas traseiras escurecidas, grade frontal em preto brilhante com friso pintado em “Siberian”, repetidores de seta nos retrovisores, painel com detalhes de acabamento “chrome effect”, entre outros.

Tecnologia: central multimídia “Composition Touch” com tela sensível ao toque e App-Connect, volante multifuncional com comandos do sistema de som e I-System, computador de bordo I-System, painel de instrumentos com conta-giros, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Volkswagen Fox Connect 2018 5
Volkswagen Fox Connect 2018 5

Pacotes opcionais disponíveis

O VW Fox na versão Connect foi vendido com somente um opcional.

No caso, há um pacote por R$ 250 extras que inclui rodas com desenho diferenciado e alguns outros detalhes de visual e de acabamento.

Veja:

Pacote Dark II (R$ 250): rodas de liga-leve “Turim” de 15 polegadas, tapetes de carpete, capa dos retrovisores externos na cor preto ninja e faróis duplos com máscara negra.

Preços 0km e usado hoje

A linha Fox Connect 2021 tinha os seguintes preços:

  • Volkswagen Fox Connect 2021 – R$ 62.340
  • Volkswagen Fox Connect 2021 + Pacote Dark II + pintura metálica – R$ 64.200

Hoje, o Fox Connect tem os seguintes preços, de acordo com a tabela Fipe de abril de 2024:

  • Fox Connect 2018 – R$ 55.448
  • Fox Connect 2019 – R$ 58.131
  • Fox Connect 2020 – R$ 60.035
  • Fox Connect 2021 – R$ 63.590

Cores

A Volkswagen comercializou o Fox Connect com cinco opções de cores, sendo três sólidas e outras duas metálicas.

Veja abaixo as tonalidades disponíveis:

  • Branco Puro (sólida, sem custo adicional)
  • Preto Ninja (sólida, sem custo adicional)
  • Vermelho Tornado (sólida, sem custo adicional)
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.610 extras)
  • Prata Sargas (metálica, por R$ 1.610 extras)

O motor 1.6 MSI com 8 válvulas

Debaixo do capô, o Volkswagen Fox Connect 2022 esconde o conhecido motor 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, que é encontrado também em modelos como Gol, Voyage e Saveiro.

Trata-se de um motor que já soma cerca de 17 anos de mercado e que, portanto, não traz uma concepção tão moderna assim.

Ele consegue desenvolver 101 cavalos com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, nesta ordem, a 2.500 giros.

Consumo

Confira a seguir os números de consumo do Fox na versão Connect com motor 1.6 8V MSI e câmbio manual.

Os números são do Inmetro, no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Veja:

  • Consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Desempenho

Segundo a Volkswagen, o Fox Connect entrega os seguintes números de desempenho:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 183 km/h (etanol) e 181 km/h (gasolina).

Garantia e revisões

O Fox, assim como os demais carros de passeio da Volkswagen, é comercializado com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

A Volkswagen disponibiliza todos os preços das revisões do Fox até os 100 mil quilômetros rodados ou 10 anos de uso, o que ocorrer primeiro. Confira abaixo todos os valores (junho de 2021):

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 546,17
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 620,27
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 546,17
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 789,67
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 546,17
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 620,27
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 546,17
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 789,67
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 546,17
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 620,27

Ficha técnica

Motor

1.6 8V MSI

Tipo

Dianteiro, Transversal e Bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.598

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

104 cv a 5.250 rpm

Torque Máximo

15,6 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.868

Largura (mm)

1.660

Altura (mm)

1.552

Distância entre os eixos (mm)

2.467

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

Tanque (litros)

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

448

Peso em ordem de marcha (kg)

1.072

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,353

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Fox

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.