*Destaque *Featured Hatches Linha 2018/2019 Volkswagen

Fox 2018/2019: preço, consumo, fotos, versões

O Fox 2018/2019 tem algumas alterações nesta linha atualizada. Ele ficou mais caro, partindo de R$ 48.830, e tem novidades nos sistemas de entretenimento, bem como sistemas de controle de tração e estabilidade de série em algumas versões mais caras.

Fox 2018/2019: preço, consumo, fotos, versões


No começo dos anos 2000, a Volkswagen do Brasil desenvolvia vários trabalhos como potenciais produtos futuros e um deles chamou a atenção da direção da empresa, um hatch compacto com altura incomum, sendo parecido com uma minivan.

Desenhado por Marco Pavone, o projeto feito sobre a plataforma PQ24 do Polo não foi aceita pela matriz alemã.

Ainda em fase de gestação, o projeto do novo carro se mostrou muito bom para o mercado brasileiro, mas seu desenvolvimento teria que ser finalizado em Wolfsburg. Sem o conhecimento de Martin Winterkorn, CEO da VW na época, o veículo foi levado em segredo para a Alemanha e lá foi finalizado. Após isso, foi engavetado durou cerca de um ano.


Com o convencimento do presidente da marca, o veículo – conhecido internamente como Lupo – foi aprovado e lançado em 2003 com o nome de Fox, já usado anteriormente no Voyage exportado para os EUA nos anos 80. Rapidamente o modelo chamou a atenção do mercado e se tornou um sucesso.

A repercussão do hatch “altinho” foi tão boa, que garantiu sua exportação para a Europa com o nome de Lupo. Mais que isso, influenciou diretamente o desenvolvido do Golf Plus, que seguiu o mesmo estilo, hoje a bordo do Golf Sportsvan e no futuro Golf Variosport.

Mas no Brasil, o Volkswagen Fox chegou com a PQ24 simplificada, medindo 3,80 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,54 m de altura e 2,46 m de entre eixos.

O porta-luvas tinha 270 litros e o banco do motorista possuía uma gaveta sob o assento. Além disso, um sistema permitia o deslizamento do banco traseiro para ampliação do bagageiro, mas acidentes com os mãos dos proprietários levaram ao fim do dispositivo no compacto nacional.

Aqui, o Volkswagen Fox já chegou com motores flex, sendo 1.0 de até 76 cv e 1.6 com até 104 cv, ambos da família EA111 com 8 válvulas. Na exportação, era enviado para a Europa com motor EA111 1.4 8V de 78 cv, o mesmo usado na Kombi da época.

Ele também chegou a ter motor 1.2 de três cilindros com 56 cv e diesel 1.4 TDI, igualmente de três cilindros, com 71 cv.

Além de ter sido feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, o Fox acabou sendo radicado em São José dos Pinhais-PR. Outro local de produção é General Pacheco, Argentina, onde a variante perua Suran (aqui SpaceFox) é fabricada. O modelo deu origem ao CrossFox e à Space Cross. Nunca teve transmissão automática, apenas câmbio automatizado.

Após um grande facelift, o Fox adotou novos motores EA211 1.0 de 12V e três cilindros, entregando até 82 cv, além do EA211 1.6 16V com quatro cilindros e até 120 cv. Muito se esperou pelo 1.0 TSI de até 105 cv, mas ele não deverá ser introduzido no compacto.

Com o Polo 2018/2019, o mercado começou a ver um fim para o modelo, mas a VW diz que ele continua no mercado.

Desde 2003, o hatch nunca recebeu uma geração nova e, apesar do futuro incerto, ainda continua vendendo bem no mercado brasileiro, embora a perua SpaceFox esteja em declínio. O modelo tem uma legião de fãs no país.

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Fox 2018/2019 – detalhes

No Fox 2018/2019, o visual é composto por faróis de dupla parábola com repetidores de direção na parte inferior da lente. A grade é fina e tem acabamento em preto brilhante, além de friso cromado.

O para-choque possui apêndices alusivos ao Golf, além de faróis de neblina. As rodas de liga leve podem ser aros 15 ou 16 polegadas. Os retrovisores possuem repetidores de direção, dependendo da versão, além de barras longitudinais no teto (de acordo com a versão).

As lanternas traseiras são compactas e divididas pela tampa do porta-malas, que tem logotipo da VW com função de maçaneta. O para-choque tem a parte central com acabamento preto. Segundo a versão, o escape é cromado.

No CrossFox 2018/2019, o visual do para-choque frontal é diferente, tendo faróis de neblina maiores e com função de convergência estática. A grade inferior é maior e um spoiler foi incorporado. A suspensão também é mais elevada e os pneus são de uso misto, além de estepe fixado na tampa traseira. Além disso, vem também com faixas decorativas e barras no teto.

Por dentro, o painel remete em estilo ao do Golf, incluindo a instrumentação analógica com display de computador de bordo e volante semelhante com acabamento em preto brilhante e dotado de piloto automático.

O painel tem acabamento em dois tons e vem com opção de multimídia Discover Media com tela de 6,5 polegadas. O ar-condicionado, no entanto, é manual. O acabamento geral é bom e coloca o hatch numa posição mais elevada em relação ao Gol 2018/2019, que agora voltou a ser o modelo de entrada da VW.

O Fox 2018/2019 passa a dispor de sistema de entretenimento Composition Touch, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas na versão Trendline. Esse sistema é capaz de realizar o espelhamento da tela do celular com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

No Discover Media, o modelo traz ainda navegador GPS com MapCare, além de comandos de voz, CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB.

Além disso, controles de estabilidade e tração, luz de conversão estática, alerta de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa passam a ser item de série nas versões Highline, Pepper e CrossFox do Volkswagen Fox 2018/2019.

Estas também ganham câmera de ré, que também é oferecida na versão Comfortline do Fox 2018/2019. Não há mudanças na mecânica, que continua com motores EA211 1.0 MPI de até 82 cv e 1.6 16V MSI com até 120 cv, além do velho EA111 1.6 8V MSI com até 104 cv.

O câmbio continua manual de cinco ou seis marchas, além do automatizado I-Motion com cinco velocidades.

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Fox 2018/2019 – novidades

O Fox 2018/2019 não tem novidades, continuando a oferecer diversas opções ao consumidor brasileiro, especialmente as versões Track e Pepper, com apelo mais visual.

Fox 2018/2019 – versões

O Fox 2018/2019 tem muitas versões, tanto com motor 1.0 quanto com motor 1.6. Com motor 1.0 são essas as versões:

Fox Trendline 1.0 2018
Fox Track 1.0 2018

Com motor 1.6 são mais opções:

Fox Trendline 1.6 2018
Fox Comfortline 1.6 2018
Fox Highline 1.6 2018
Fox Pepper 1.6 2018
Crossfox 1.6 2018

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Fox 2018/2019 – equipamentos

O Fox 2018/2019 adiciona a cor Branco Puro à paleta, além de novas rodas de liga leve aro 16 “Thor” na Highline, além de nova padronagem de tecidos e acabamento.

De série, o compacto da Volkswagen recebeu mais itens de série, tais como alarme “keyless”, sensores de estacionamento traseiro, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico e função “tilt down” para o lado do passageiro, sistema de som “Media Plus”, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores e maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo, estas oferecidas a partir da Trendline.

O Volkswagen Fox 2018/2019 também vem de série com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travamento central das portas com controle remoto na chave, coluna de direção com ajuste em altura e profundidade e também rodas aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15 “verdes”.

Na Comfortline, o hatch traz como novidades os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 15”, tomada 12V e rede porta-objetos no porta-malas, volante multifuncional com acabamento de couro e sistema de som Composition Touch com tela de 6,5 polegadas e APP-Connect.

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Fox 2018/2019 – preços

  • Fox Trendline 1.0 – R$ 48.830
  • Fox Trendline 1.6 – R$ 53.360
  • Fox Track 1.0 – R$ 52.150
  • Fox Comfortline 1.6 – R$ 57.090
  • Fox Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 57.390
  • Fox Highline 1.6 – R$ 62.430
  • Fox Highline 1.6 I-Motion – R$ 65.830
  • Fox Pepper 1.6 – R$ 62.430
  • Fox Pepper 1.6 I-Motion – R$ 65.830
  • CrossFox 1.6 – R$ 71.290
  • CrossFox 1.6 I-Motion – R$ 72.190

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Fox 2018/2019 – motor

O Fox 2018/2019 dispõe de três propulsores, sendo o primeiro o EA211 1.0 12V MPI. Ele faz parte da geração atual de motores compactos da Volkswagen e possui sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio.

Com três cilindros e cabeçote com 12 válvulas com comandos duplos variáveis, o propulsor é feito todo em alumínio e vem ainda com sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote. O 1.0 MPI entrega 75 cv a 6.250 rpm e 9,7 kgfm a 3.000 rpm, obtidos com gasolina. No etanol, são 82 cv a 6.250 rpm e 10,4 kgfm a apenas 3.000 rpm.

Pertencente à geração anterior, a EA111, que em breve deve deixar o lineup da Volkswagen no Brasil, o motor 1.6 MSI do Fox 2018/2019 tem quatro cilindros e cabeçote com 8 válvulas sem comando variável, sendo ainda um motor.

O motor é feito todo em alumínio e também possui sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio. Com bom torque em baixa, o 1.6 MSI entrega 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm. Já os torques são de 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, ambos a apenas 2.500 rpm.

Além disso, o vem ainda com o mais moderno EA211 1.6 16V MSI, que tem duplo comando de válvulas no cabeçote e construção toda em alumínio. Esse propulsor apresenta potência e torque superiores, mas em rotações mais alta que o vetusto EA111 1.6 8V MSI, descrito acima.

Com isso, ele entrega 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. Já os torques são de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, ambos a 4.000 rpm.

O Fox 2018/2019 conta ainda com a famosa transmissão manual MQ-200 de cinco ou seis marchas, além da AQ-200 automatizada ASG, nas versões I-Motion, mas somente com cinco marchas, servindo tanto ao EA111 1.6 quanto ao EA211 1.6.

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Fox 2018/2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Motor 1.0 12V – 14,4 segundos e 159 km/h
  • Motor 1.6 8V – 10,6 segundos e 183 km/h
  • Motor 1.6 8V I-Motion – 11,1 segundos e 183 km/h
  • Motor 1.6 16V – 9,8 segundos e 189 km/h
  • Motor 1.6 16V I-Motion – 10,3 segundos e 189 km/h

O Fox 2018/2019 apresenta uma boa performance em todas as suas configurações, exceto as automatizadas. Com motor 1.0, o compacto da Volkswagen obtém uma boa resposta, com força razoável em baixa rotação, garantindo assim saídas mais promissoras no meio urbano, reduzindo também a necessidade de usar mais marchas durante a condução.

Nas subidas, o pequeno três cilindros dá conta do recado com o carro vazio, mas carregado é necessário ter paciência. No geral, o modelo se comporta bem com este propulsor, que ainda tem certo fôlego na estrada, girando em torno de 3.500 rpm.

Na cidade, dá para manter 2.000 rpm sem prejuízo ao desempenho. Além disso, ele é bem frugal, especialmente na gasolina, onde faz 12,3 km/l na cidade, enquanto na estrada entrega 13,5 km/l. Com etanol, os números caem muito: 8,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente cidade e estrada.

No caso do 1.6 MSI com 8V, o Fox 2018/2019 tem resposta bem melhor, visto que o bom torque é oferecido em rotação muito baixa: 2.500 rpm. Isso é o mesmo que os velhos e bons motores 2.0 de alguns anos atrás.

Com 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, o propulsor garante boas saídas e retomadas, além de ultrapassagens bem seguras. A performance tanto na cidade quanto na estrada é agradável.

Mesmo sendo um motor antigo, ele reage bem ao pedido do acelerador e demanda poucas mudanças de marcha, garantindo um nível de consumo adequado. Na cidade, o Fox 1.6 MSI 2018 faz 7,4 km/l com álcool e 10,4 km/l com gasolina, enquanto na estrada oferece 8,2 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina.

Mesmo não sendo o mais eficiente entre os três, dá ao consumidor o que ele quer, que é uma condução com respostas mais fortes em baixa rotação, ideal para o dia a dia urbano.

Por fim, o suprassumo do Fox 2018/2019 é o motor 1.6 MSI com 16V. Mesmo com torques de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, ambos a 4.000 rpm, o propulsor tem boa resposta em baixa, mas não tão agradável quanto a do EA111 1.6 MSI de 8V.

Feito para funcionar em regimes mais elevados, esse motor é mais adequado para quem pega mais estrada ou dirige de forma esportiva. Nesses casos, o EA211 1.6 funciona muito bem, garantindo com suas seis marchas um giro adequado em cruzeiro e boas saídas.

Nas versões automatizadas, tanto do 1.6 8V quanto do 1.6 16V, o sistema ASG da versão I-Motion corta muito da performance do Fox 2018/2019, deixando a desejar em performance e na sensação ao dirigir, que fica prejudicada pelos buracos nas trocas de marcha, devido ao acionamento automático da embreagem.

Fora isso, o Fox 2018/2019 é um carro bem estável, apesar de alto e conta com direção elétrica bem progressiva e leve, assim como freios adequados.

Fox 2018/2019: preço, consumo, fotos, versões

Fox 2018/2019 – consumo

Cidade

  • Motor 1.0 – 75 cv (G) / 82 cv (A) – 8,6 km/l com álcool / 12,3 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 – 101 cv (G) / 104 cv (A) – 7,4 km/l com álcool / 10,4 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 I-Motion – 101 cv (G) / 104 cv (A) – 7,3 km/l com álcool / 10,3 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 – 110 cv (G) / 120 cv (A) – 7,7 km/l com álcool / 10,7 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 16V I-Motion – 110 cv (G) / 120 cv (A) – 7,4 km/l com álcool / 10,4 km/l com gasolina

Estrada

  • Motor 1.0 – 75 cv (G) / 82 cv (A) – 9,3 km/l com álcool / 13,5 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 – 101 cv (G) / 104 cv (A) – 8,2 km/l com álcool / 11,8 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 I-Motion – 101 cv (G) / 104 cv (A) – 8,2 km/l com álcool / 11,7 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 – 110 cv (G) / 120 cv (A) – 9,2 km/l com álcool / 13,1 km/l com gasolina
  • Motor 1.6 16V I-Motion – 110 cv (G) / 120 cv (A) – 8,1 km/l com álcool / 11,6 km/l com gasolina

Fox 2018/2019 – manutenção e revisão

Na manutenção, o Fox 2018/2019 tem custos de até 60.000 km nos seguintes valores totais: R$ 2.909 para o 1.0 12V, R$ 3.106 para o 1.6 8V e R$ 3.305 no 1.6 16V. O modelo tem ainda um pacote com as três primeiras revisões por um custo fixo de R$ 999, independente do motor utilizado.

Além disso, a Volkswagen criou um site exclusivo para revisão programada, onde o cliente pode visualizar todas os itens a serem trocados, bem como o tempo de serviço e o valor já com a mão de obra incluída.

Itens de desgaste natural têm preços com mão de obra sugeridos, bem como itens que podem ser trocados conforme a necessidade, mas sem valores. É possível também agendar o serviço pelo próprio configurador.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 12V

Preços 1.6 8V

Preços 1.6 16V

10.000 km

R$ 236

R$ 269

R$ 292

20.000 km

R$ 531

R$ 574

R$ 587

30.000 km

R$ 461

R$ 504

R$ 517

40.000 km

R$ 689

R$ 681

R$ 805

50.000 km

R$ 461

R$ 504

R$ 517

60.000 km

R$ 531

R$ 574

R$ 587

Fox 2018/2019 – ficha técnica

Motor

1.0 MPI 12V

1.6 MSI 8V

1.6 MSI 16V

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

1598

Válvulas

12

8

16

Taxa de compressão

11,5:1

12,1:1

11,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 75 cv @ 6250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 5250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5250 rpm

Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,7 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 15,4 kgfm @ 2500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2500 rpm

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas / Automatizado 5 marchas

Manual 6 marchas / Automatizado 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson,independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 15 / 16 polegadas

Pneus

195/55 R15

195/55 R15

195/55 R15 / 195/50 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3868

3868

3868

Largura sem retrovisores (mm)

1660

1660

1660

Altura (mm)

1552

1552

1552

Distância entre os eixos (mm)

2467

2467

2467

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

270

270

Tanque (litros)

50

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

448

459

415

Peso em ordem de marcha (kg)

1032

1061

1105

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,353

0,353

0,353

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