Volkswagen gasta R$ 13 bilhões para abrir fábrica da Scania na China; será a maior do mundo da marca

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Em um movimento estratégico sem precedentes, a Scania, marca sueca de caminhões pertencente ao grupo Volkswagen, anunciou a inauguração de sua maior fábrica no mundo, localizada em Rugao, na província chinesa de Jiangsu.

O investimento de €2 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões) visa abastecer o mercado chinês — o maior do planeta para veículos pesados — e também servir como base para exportações a outros países da Ásia.

Com capacidade para produzir até 50 mil caminhões por ano, a nova planta começará a operar ainda em 2025.

O volume equivale a quase metade das entregas globais da Scania no último ano, que superaram 102 mil unidades.

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Além da produção em larga escala, a unidade também servirá como centro de inovação, com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis e digitalizadas para o transporte rodoviário.

A estratégia da Scania é ousada, especialmente considerando o contexto desafiador do mercado chinês.

Montadoras ocidentais vêm enfrentando dificuldades para competir com fabricantes locais como Sinotruk, Dongfeng, FAW e Foton, todas apoiadas pelo governo chinês.

A Daimler Truck, por exemplo, cogita encerrar sua operação fabril no país após prejuízos significativos, incluindo uma baixa contábil de €120 milhões em sua joint venture local.

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Na contramão dos concorrentes, a Scania aposta em uma abordagem modular de produção, que permite adaptar os caminhões à demanda e às exigências do mercado chinês com maior flexibilidade.

Além disso, a marca lançará no local uma nova linha de produtos batizada de “Next Era”, focada em eletrificação, eficiência energética e conectividade.

Segundo Christian Levin, CEO da Scania e também presidente da Traton SE (divisão de caminhões da Volkswagen), a presença direta na China é fundamental não apenas para expandir vendas, mas também para acelerar a inovação.

“A China tem avançado em uma velocidade impressionante. Estar aqui é essencial para desenvolver tecnologias junto a parceiros, fornecedores e universidades”, afirmou.

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O executivo destaca ainda que o objetivo não é apenas fabricar caminhões para o mercado chinês, mas também criar soluções que possam ser aplicadas globalmente.

A ideia é transformar a nova planta em um polo de exportação tecnológica e de conhecimento, explorando a liderança da China em áreas como eletrificação e digitalização de veículos pesados.

Com esse movimento, a Scania reforça sua aposta no futuro sustentável do transporte e se posiciona como protagonista na transição energética do setor, desafiando tanto as marcas locais quanto as tradicionais rivais europeias que ainda buscam o equilíbrio entre presença no mercado chinês e rentabilidade.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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