Volkswagen ID.1 quer ser a cura para anos de fracasso e tentar consertar a bagunça deixada pelos elétricos da marca

vw id every1 oficial 3
vw id every1 oficial 3

A Volkswagen está depositando todas as suas esperanças em um carrinho pequeno.

Ainda um conceito, mas com lançamento confirmado para 2027, o modelo que hoje atende pelo nome ID.Every1 — e que deve adotar o nome ID.1 ou até mesmo ID.Up ! na produção — tem uma missão imensa: redefinir o que a marca representa.

Muito mais do que um simples subcompacto elétrico de aproximadamente 21.000 euros na Europa, ele carrega sobre os ombros o fardo de limpar a imagem de uma empresa que passou os últimos anos tropeçando nos próprios erros.

Desde que o escândalo do Dieselgate estourou em 2015, a Volkswagen tenta se reposicionar como referência em mobilidade limpa.

vw id every1 oficial 1
vw id every1 oficial 1

A resposta inicial foi a família ID, uma linha de elétricos que chegou ao mercado rápido demais, cheia de falhas técnicas, interfaces travadas e sistemas desconexos.

O resultado? Uma série de decepções para os consumidores e uma marca que parecia perdida no que deveria ser seu novo futuro.

Agora, com o ID.1, a história promete ser diferente. A começar pela plataforma totalmente nova, que será compartilhada com futuros modelos Polo elétrico, um crossover compacto, modelos da Cupra e da Skoda.

Trata-se de uma base de tração dianteira, com foco total em baixo custo e alta eficiência.

vw id every1 oficial 10
vw id every1 oficial 10

A motorização será modesta: um motor elétrico de 95 cavalos ligado a uma bateria LFP (ferro-fosfato de lítio) de 38 kWh — química menos densa, porém mais barata e durável, perfeita para um carro urbano.

Com meta de alcance superior a 250 km e foco em carregamento rápido, o ID.1 quer ser muito mais do que um segundo carro. A VW sabe que seus compradores incluem jovens de primeiro carro, idosos em busca de praticidade e até profissionais que precisam de um carro robusto para o dia a dia.

O design, por sua vez, é simpático e acolhedor, remetendo ao antigo Up! em proporções, mas com linguagem visual que devolve ao modelo aquele “ar de Volkswagen” que tanto fez falta nos primeiros ID.

A parte externa já está praticamente definida, segundo o chefe de design Andy Mindt.

vw id every1 4
vw id every1 4

Nada de adereços escurecidos ou exageros estéticos: o visual é limpo, bem resolvido e com toques de carinho, como faróis que lembram olhos humanos.

Por dentro, a promessa é de simplicidade funcional, com botões físicos para som e climatização — um claro aceno à rejeição que os sistemas 100% digitais da VW enfrentaram nos últimos anos.

Mesmo com o peso de tantas expectativas, o ID.1 tem um objetivo muito claro: custar o mesmo, no uso mensal (incluindo parcelas e energia), que um hatch popular a combustão.

vw id every1 oficial 14
vw id every1 oficial 14

Para isso, cerca de 600 engenheiros da marca trabalharam exaustivamente para cortar custos sem sacrificar o essencial. Se tudo der certo, este carrinho simples poderá reverter anos de má reputação e abrir caminho para uma Volkswagen mais honesta, acessível e desejada.

Resta saber se o público ainda está disposto a apostar.

[Fonte: Top Gear ]



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.