Volkswagen ID.2 GTI Clubsport será o primeiro esportivo elétrico compacto e com 286 cavalos

volkswagen id2all (2)
volkswagen id2all (2)

O Volkswagen ID.2 GTI Clubsport será a primeira variante do esportivo elétrico compacto da marca alemã, que chegará no próximo ano com uma boa cavalaria, porém, os números sugerem uma equidade com o Golf GTI tradicional.

Segundo a revista inglesa Autocar , o ID.2 GTI começará em 226 cavalos, sendo essa a versão padrão com o novo motor dianteiro elétrico APP550, que fará sua estreia no final de 2026.

Todavia, antes disso, o ID.2 GTI Clubsport com 286 cavalos estaria sendo desenvolvido por engenheiros do centro de pesquisa e desenvolvimento da VW em Braunschweig, Alemanha.

O novo motor tem várias novidades e a principal delas é um diferencial de deslizamento limitado totalmente mecânico, que oferece capacidade de vetorização de torque entre as rodas dianteiras.

Isso realmente muda a concepção que se tem de um carro elétrico, quase totalmente eletrificado em seus sistemas. Uma fonte revelou: “Não estamos trabalhando com intervenção de freio. É um sistema totalmente mecânico.”

Segundo a mesma fonte, outras melhorias estão em consideração, incluindo entrega de torque variável e uma função de troca de marchas virtual. Como se sabe, vários fabricantes de carros elétricos apostam em simulações de características de automóveis a combustão. 

Juntos, segundo a Autocar, esses sistemas modulam rapidamente o torque em relação ao aumento de velocidade e aceleração, reduzindo solavancos em acelerações bruscas, ao mesmo tempo, em que reproduzem também a resposta escalonada de uma caixa de câmbio manual tradicional.

As duas primeiras versões do ID 2 GTI, já que podemos esperar por séries como Edition 55 quem sabe, serão baseadas na plataforma MEB Entry (MEB-21 internamente) com o motor APP550, já usado em outros veículos elétricos da VW recentemente revelados ou atualizados.

Essa mesma fonte da VW finalizou: “Estamos chegando tarde, mas com força”. Seja como for, a marca tem enorme experiência para adicionar modos de condução e características old school nesse novo GTI. 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X