Volkswagen ID.2 R está sendo considerado com nada menos que 400 cavalos em tração nas quatro rodas

vw id2all 1
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A Volkswagen já está fazendo uma aposta alta no ID.2all, que chegará no próximo ano como o segundo hatch compacto elétrico de massa da marca, mas com uma arquitetura bem mais simples que o ID.3.

Este hatch, que tem potencial de ser feito também na China e quem sabe outros lugares, como Índia, Brasil e África do Sul, terá uma versão esportiva, que esperamos como ID.2 GTI ou equivalente.

Sabemos que a sigla GTI se manterá e assim, sua característica principal, que é ter a tração dianteira, será possível somente para a plataforma MEB-Entry, que tem tração dianteira nativa.

Com eixo de torção na traseira, ele será um equivalente bem mais potente do Polo GTI, mas a VW não ficará apenas nisso, segundo a revista inglesa Autocar .

Trata-se de uma proposta para um ID.2 R, uma versão de tração integral do hatch, que entregaria pelo menos 400 cavalos, algo realmente insano se compararmos os atuais elétricos compactos da Stellantis, que entregam 280 cavalos combinados.

Embora a suspensão traseira seja por eixo de torção na MEB-Entry, originalmente, o ID.2 R terá um arranjo diferente, pois dois motores elétricos, um em cada cubo de roda, serão controlados independentemente.

Isso permitirá manter o custo reduzido com um eixo de torção, que provavelmente terá de usar uma barra estabilizadora para manter o controle, mas não deixa de ser um arranjo estranho.

Os ingleses relatam que fontes da VW sugerem que a potente versão R está sendo desenvolvida com a colaboração de um parceiro técnico com sede em algum dos países dos Bálcãs.

A informação sobre o mesmo não foi revelada, mas se acredita ser especializado em sistemas de motores leves e de alta potência nas rodas. Rimac? O fabricante croata é bem famoso e tem relações com a VW.

Seja qual for, essa parceria criará uma MQB Plus para uma base elétrica de baixo custo, embora os 400 cavalos coloquem um ID.2 R numa posição bem acima de seus rivais, algo mais próximo de um carro de rali do que de rua em sua categoria.

Comenta-se que ele terá distribuição preditiva de torque, controle de guinada baseado em freios e modos de condução dinâmicos, entre outros. Pelo visto, o ID.2 R precisará de tudo isso e um pouco mais para ser divertido de dirigir.

 



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X