
O Volkswagen ID. Unyx é um crossover elétrico de estilo cupê fabricado na China desde 2024 e derivado do Cupra Tavascan, este vendido na Europa, mas talvez a maior proeza do modelo seja ser o líder de vendas entre os carros elétricos.
A “proeza” não é em relação ao mercado chinês, onde nem tem chances reais de liderar como o Santana ou Jetta faziam no passado, mas sim em um país bem distante, que está em guerra nesse momento.

Rússia? Não exatamente, mas naquele relacionado diretamente com a potência do norte, a Ucrânia. Isso mesmo, o país do leste europeu, vizinho da Romênia e da Polônia, invadido desde 2022.
Embora parte do país esteja sob controle russo e os ataques sejam constantes em todo o território, a Ucrânia continua sua vida e parte dela é comprar e vender carros, sejam novos ou usados.
Veja também

Nesse mercado, apesar da guerra, as vendas de carros elétricos vêm crescendo e o motivo é exatamente o conflito que se estende há mais de três anos e preocupa a Europa.
Se você acha que é pouca coisa, então mire em setembro, onde as vendas de carros elétricos na Ucrânia somaram 12.113 unidades, todas zero km.

Esse volume representa um aumento de 5,9% em relação a agosto e até 89,2% em relação a setembro de 2024. Brasil? No mesmo período, foram vendidos 8.023 exemplares…
Nesse ambiente belicoso, o Volkswagen ID. Unyx liderou as vendas em setembro, enquanto o segmento não somente cresce, mas puxa igualmente o mercado, deixando os carros a gasolina em segundo e híbridos em terceiro, com apenas a quarta posição para os veículos diesel.

Mas, por que os carros elétricos vendem muito na Ucrânia em guerra? O motivo principal é a escassez de combustível, uma ameaça sempre real para qualquer motorista.
Assim, os elétricos se destacam e, não apenas por isso, já que o governo de Kiev mantém os incentivos fiscais para este tipo de carro.
Por fim, em caso de blecaute devido aos bombardeios, os elétricos retornam energia para as casas. Assim, na terra dos drones, o melhor é usar energia que tentar a sorte no posto…
[Fonte: Revijahak.hr]
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias