
A Volkswagen iniciou o processo de expansão da fábrica de Września, na Polônia, para a produção da van Crafter de nova geração, que agora fará parte da gama de veículos totalmente elétricos da marca.
Stefan Mecha, CEO da Volkswagen Veículos Comerciais, diz: “O futuro dos veículos comerciais leves é elétrico. O novo eCrafter representa mais um marco para a nossa marca e reforça a nossa posição no mercado europeu.”
A expansão da fábrica da VW polonesa inclui a construção de dois pavilhões de produção, com uma área total de aproximadamente 60.000 m².

No futuro, um dos pavilhões abrigará as instalações de fabricação da plataforma para o chassi da nova van eCrafter, com o suporte de 150 novos robôs para processos de soldagem, colagem e montagem.
Veja também
O segundo pavilhão servirá como área de armazenamento e logística de baterias e será equipado com estações de carregamento para caminhões elétricos, além de um sistema de câmeras com inteligência artificial para monitoramento das baterias, com conclusão em 2027.

A fábrica da Crafter já é pioneira em produção sustentável e agora fará jus à causa com a produção da versão elétrica do furgão grande que a VW só comercializa na Europa.
A instalação terá um dos maiores sistemas fotovoltaicos próprios da Europa (18,3 MW) para suprir toda a demanda energética da fábrica de Września em dias ensolarados.
Recuperação de calor, reciclagem de resíduos e uma redução de mais de 40% no consumo de água por veículo em comparação com 2018 já são práticas padrão.

Tendo uma área total de 220 hectares com área construída de 326.000 m², a planta polonesa emprega hoje aproximadamente 3.000 funcionários.
Sua produção é de cerca de 450 veículos/dia, sendo atualmente feita a Volkswagen Crafter (incluindo o motor home Grand California) e o MAN TGE, versão da marca para a mesma van da VW. Em 2024, a Volkswagen Poznań produziu quase 103.000 veículos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










