
A Volkswagen do Brasil iniciou operações no Porto de Vitória, Espírito Santo, expandindo sua estratégia logística no país. O primeiro desembarque incluiu 32 unidades do Taos, importadas da fábrica argentina de General Pacheco.
O próximo lote está previsto para maio. A empresa, maior fabricante de automóveis do Brasil, já produziu mais de 25,8 milhões de veículos. A nova operação visa aumentar eficiência e atender os consumidores com mais agilidade.
Em 2024, a Volkswagen importou 33.597 unidades, um crescimento de 22% em relação a 2023. A Argentina foi responsável por 86% dessas importações, com destaque para o Taos (21.594 unidades) e a picape Amarok (7.386).

Além disso, o sedã Jetta GLI (2.633) e o Tiguan Allpace (1.984) vieram do México. A operação em Vitória ajudará a reduzir trajetos terrestres para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, tornando o processo mais sustentável e eficiente.
A Volkswagen já opera nos portos de Santos–SP, Paranaguá–PR e Suape-PE. Em Paranaguá, movimentou 46.126 veículos em 2024, representando 43,79% das operações de veículos no porto.
As exportações da empresa cresceram 117% em 2025, com 19.368 unidades enviadas nos primeiros dois meses, contra 8.917 no mesmo período de 2024.

O mercado geral registrou um aumento de 54,1% nas exportações. A Argentina lidera como principal destino, com 11.405 unidades (59% dos embarques), seguida por México (5.077) e Chile (866).
O Polo foi o modelo mais exportado, com 8.595 unidades, seguido por Saveiro (4.727), Novo T‑Cross (3.033) e Nivus (2.572). Em 2024, a Volkswagen exportou 90.142 veículos, um aumento de 43% em relação a 2023.
Os principais mercados foram Argentina (39.631 unidades), México (25.431) e Colômbia (7.073). O crescimento das exportações foi impulsionado pela demanda externa, especialmente na Argentina, e pela estratégia logística eficiente, garantindo agilidade nos embarques.

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