A Volkswagen anunciou um grande investimento de R$ 13 bilhões nas unidades paulistas, até 2028, o que permitirá à fábrica Anchieta receber dois veículos inéditos e híbridos.
Além disso, a unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil, um SUV compacto rival de Kardian e Pulse, baseado no Skoda Kylaq.
Já a fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor, o 1.5 TSI Gen III de ciclo Miller, sendo esse direcionado para veículos híbridos.
Esses novos modelos integram a nova ofensiva de produtos da Volkswagen, que lançará 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de novidades em carros 100% elétricos e Total Flex.
A Volkswagen também terá uma nova plataforma, dita como “inovadora, tecnológica, flexível e sustentável (projeto MQB Hybrid)”. Todavia, nessa “nova ofensiva”, a marca cita os atualizados T‑Cross e Amarok, produzidos em São José dos Pinhais-PR e General Pacheco, na Argentina.
Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul, comenta: “O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos, dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País”.
Seitz continua: “Além disso, no Estado de São Paulo, temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, sendo 123 lojas, que representam 26% da cobertura da Rede VW em todo o Brasil. O volume de vendas de modelos VW no Estado de São Paulo também é o maior do País, com 46% dos emplacamentos”.
Com isso, tendo São Paulo como base, a VW prepara o terreno para as próximas gerações de carros que serão eletrificados de modo a garantir sua presença numa mudança que fluirá através do híbrido flex, cujos detalhes da montadora guarda a sete chaves. A Anchieta, unidade histórica, continua sendo o centro nervoso da marca e origem de todas as novidades.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!