Os carros híbridos são considerados como a melhor opção para o mercado nacional na visão de muitos. Isso se deve em parte à falta de infraestrutura de carregamento e pela oferta de etanol.
Todavia, no segmento de caminhões, a coisa é um pouco diferente, já que o setor tem apostado mais firmemente no elétrico, e na Fenatran 2024, feira que congrega os fabricantes de veículos e de implementos, entre outros, a maioria das marcas apresentou seu cavalo-mecânico elétrico.
Mas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que se imaginava ir na mesma direção, mudou o caminho e apresentou um conceito híbrido, o chamado Meteor Hybrid.
Único caminhão desse tipo entre os pesados do evento paulistano, o produto da VWCO busca nadar contra a corrente do setor com uma proposta de veículo abastecido por diesel, mas que também funciona com energia elétrica.
Como conceito, o Meteor Hybrid é mostrado até com câmeras com função retrovisor, mas o destaque mesmo fica para o conjunto motriz, desenvolvido em parceria com a Suspensys, sendo o motor elétrico de 200 cavalos instalado no eixo auxiliar.
Tendo um banco de baterias de lítio atrás da cabine leito, o VW Meteor Hybrid tem a expectativa de reduzir o consumo em 10%, com os testes da marca na Serra das Araras, no Rio de Janeiro, apontando para um corte de 12% no consumo.
Segundo a VWCO, o Meteor Hybrid tem potencial para reduzir em mais de 90% as emissões de CO², quando combinado ao uso de HVO, o chamado “diesel verde”.
A marca não revelou a potência combinada e nem a autonomia no modo elétrico. Como se trata de um conceito, a VWCO ampliará os testes com alguns transportadores parceiros de modo a obter os dados necessários para aprimorar o produto final. Para a marca, é um desafio, já que o setor inteiro se move em outra direção.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!