Volkswagen lança seu primeiro ônibus elétrico no Brasil

vw e volksbus 1
vw e volksbus 1

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu primeiro modelo de ônibus elétrico da família e-Volksbus desenvolvido em sua fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.

O ônibus elétrico e-Volksbus 22L garante emissão zero de carbono e reduz ruídos, focando no transporte público urbano para uma mobilidade sustentável.

vw e volksbus 2
vw e volksbus 2

Com capacidade para transportar até 82 pessoas, o e-Volksbus pode receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento e tem peso bruto total de 22 toneladas.

O e-Volksbus 22L está equipado com motor de 380 cavalos e torque máximo de 233,7 kgfm, tendo ainda um conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída até 411,5 kgfm, dando assim mais segurança nas operações e aclives urbanos.

Esse modelo é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias LFP, já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança.

vw e volksbus 3
vw e volksbus 3

A configuração proporciona uma autonomia de até 250 km, com bateria suportando 385 kWh, em uma única carga de até três horas. Haverá ainda o opcionalmente oito packs de baterias, com uma autonomia menor.

O plugue de recarga suporta carregadores de até 160 kW de potência, pode ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, flexibilizando o uso na garagem.

As baterias estão localizadas no teto e na traseira do veículo, tendo ainda direção hidráulica contínua para o motorista e sistema de frenagem regenerativa, com ajuste de quatro níveis de potência.

vw e volksbus
vw e volksbus

O ônibus elétrico da VW é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, aumentando sua eficiência energética durante a operação diária. Já o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia.

O chassi da VW vem com alta tecnologia em sistemas de segurança,  proteção elevada para operação inclusive em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD. Oferece ainda a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.

Usando o conceito “low entry”, com piso baixo na parte central e dianteira, o e-Volksbus somados ao sistema de ajoelhamento, de elevação e de agachamento, facilitam e agilizam o embarque e desembarque de passageiros.

O veículo tem suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro, bem como ar-condicionado inteligente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X