
O que era para ser o grande contra-ataque da Volkswagen ao domínio da Tesla nos Estados Unidos acabou virando um pesadelo.
O SUV elétrico ID.4, lançado com a promessa de rivalizar com o Tesla Model Y, está vendendo tão mal que a marca alemã decidiu reduzir a produção do modelo em sua fábrica em Chattanooga, no estado do Tennessee.
A queda nas vendas é tão significativa que a montadora anunciou a suspensão temporária de 160 funcionários da unidade a partir do fim de outubro.
Como forma de amenizar o impacto, a Volkswagen se comprometeu a complementar o seguro-desemprego local, garantindo 80% da remuneração base dos trabalhadores afetados, além da manutenção dos benefícios.
Veja também
Segundo a empresa, essa desaceleração na linha de montagem é uma resposta direta à baixa demanda. O número de unidades produzidas por turno será reduzido, mas a produção dos modelos Atlas e Atlas Cross Sport seguirá normalmente.

A marca insiste que continua comprometida com o ID.4 e com sua estratégia de eletrificação, embora os números contem outra história.
No primeiro semestre de 2025, as vendas do ID.4 caíram 19% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Mas o cenário mais dramático foi observado no segundo trimestre, com uma queda expressiva de 65% nas entregas do modelo nos EUA. Os dados evidenciam que o consumidor norte-americano simplesmente perdeu o interesse pelo SUV elétrico da VW.
O desempenho fraco não é exclusividade deste ano. Em 2024, a Volkswagen conseguiu vender apenas cerca de 17 mil unidades do ID.4 no mercado norte-americano, menos da metade do volume registrado em 2023, quando a marca alcançou a marca de 38 mil carros.

Mesmo com incentivos de leasing que chegam a US$ 56 mensais, o modelo não atraiu compradores.
O fracasso comercial do ID.4 levanta questões sobre a estratégia elétrica da Volkswagen fora da Europa. Apesar de ter feito apostas pesadas em eletrificação global, a marca parece enfrentar dificuldades em mercados dominados por concorrentes já consolidados, como a Tesla.
O Model Y, por exemplo, continua sendo o carro elétrico mais vendido do mundo e, nos EUA, mantém uma popularidade imbatível.
Enquanto isso, a fábrica de Chattanooga, inaugurada com grande expectativa para alavancar a presença da Volkswagen no segmento de EVs norte-americano, vê sua linha de montagem ser reconfigurada para lidar com um mercado que não respondeu como o esperado.

A queda na produção do ID.4 é mais um sinal de que, por enquanto, a montadora ainda está longe de incomodar o reinado da Tesla.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias