Volkswagen LT comemora 50 anos de mercado europeu; van grande da marca alemã nunca foi vendida no Brasil

vw lt 1
vw lt 1

Sempre se falam em Kombi, Transporter, Multivan, Caravelle, Califórnia e por aí vai, mas há um veículo comercial leve da Volkswagen que já tem uma boa estrada na Europa e desconhecido aqui no Brasil, o LT.

Embora hoje seja conhecida como Crafter, a Volkswagen LT já foi literalmente uma Sprinter da marca alemã, já que foi desenvolvida com base no produto da Mercedes-Benz.

vw lt 2
vw lt 2

Desde o lançamento da Kombi em 1950, a VW sentia a necessidade de um transportador de carga no segmento de 2,8 a 3,5 toneladas.

Quanto ao nome, os moradores da Baixa Saxônia permaneceram frios e objetivos, simplesmente renomeando um novo veículo como LT.

vw lt 3
vw lt 3

Com as duas letras, surgiram as designações 28, 31 e 35, definidas como peso máximo permitido de 2,8, 3,1 e 3,5 toneladas, respectivamente.

Baseado na terceira geração da Kombi, o Volkswagen LT surgiu em 1975 com duas distâncias entre eixos e duas variantes de teto.

vw lt 6
vw lt 6

O LT estava disponível como furgão, perua, ônibus, cabine dupla, cabine dupla e como chassi com cabine.

Olhando, parece que o VW LT era uma Kombi T3 maior, porém, diferente desta, tinha motor dianteiro sobre o eixo, com tração traseira por eixo cardã e diferencial num eixo rígido.

vw lt 5
vw lt 5

Com 7,85 m³ de espaço de carga, ele ofereceu mais de 50% a mais de volume de carga que a Kombi T2 (Clipper).

O Volkswagen LT estava disponível com um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros do Audi 100 com 75 cavalos ou um motor diesel de quatro cilindros e 2.7 litros da Perkins com 65 cavalos.

vw lt 10
vw lt 10

Este foi substituído em 1979 por seu primeiro motor diesel de seis cilindros de origem VW de 2.4 litros com 73 cavalos.

O seis em linha 2.4 D da VW tinha mais torque e funcionava extremamente suave e era tão silencioso que até a Volvo instalou esse motor em seu primeiro automóvel de passeio de seis cilindros.

A segunda geração do LT surgiu em 1996 com a Mercedes-Benz Sprinter e, em 2006, o modelo foi renomeado como Crafter, chegando finalmente à terceira geração em 2016, como novamente um produto 100% VW.

Volkswagen LT – Galeria de fotos


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X