
A Volkswagen confirmou que apresentará três novos carros-conceito no Salão do Automóvel de Xangai, que acontece em abril.
Cada modelo será desenvolvido por uma das três joint ventures da marca no país: FAW-Volkswagen, SAIC Volkswagen e Volkswagen Anhui.
Seguindo o novo DNA de design e tecnologia da Volkswagen para o mercado chinês, os conceitos terão identidade visual única e bem diferenciada.
A jornada desse novo design começou com o ID. CODE, apresentado em 2024.
O conceito trouxe os três pilares fundamentais da nova identidade visual da Volkswagen, combinando esportividade, tecnologia e um interior flexível e confortável.
Além disso, o modelo conta com direção autônoma nível 4 e um assistente virtual movido a inteligência artificial.
Cada uma das joint ventures interpretará essa nova filosofia de design de maneira própria. A FAW-Volkswagen aposta em um estilo jovem e vibrante, inspirado no conceito de família, para proporcionar uma experiência de viagem mais acolhedora.
A SAIC Volkswagen foca em sofisticação, trazendo uma linguagem visual grandiosa, estável e elegante. Já a Volkswagen Anhui adota uma abordagem mais ousada e inovadora, desafiando os limites do design tradicional com propostas futuristas.
Com essa estratégia diversificada, a Volkswagen pretende garantir que cada novo modelo seja funcional e esteticamente atraente, atendendo às diferentes preferências do consumidor chinês.
Stefan Mecha, CEO da Volkswagen Passenger Cars China, reforçou o compromisso da marca em oferecer aos consumidores chineses um design alinhado às últimas tendências estéticas e tecnológicas.
Mecha disse: “Nosso novo DNA chinês manterá os valores essenciais da Volkswagen, como design atemporal, inovação contínua e qualidade excepcional, ao mesmo tempo, em que se adapta às exigências do mercado local.
O executivo completa: “Como prometemos desde o início, estamos aprofundando essa abordagem e personalizando nossa linguagem visual para diferentes perfis de usuários”.
O chefe de design da Volkswagen Passenger Cars, Andreas Mindt, destacou a importância do entendimento do público-alvo na construção da nova identidade da marca na China.
Segundo ele, o ID. CODE estabelece diretrizes que mesclam robustez com dinamismo, refinam a ideia de sofisticação e reinterpretam a inteligência no design de maneira inspiradora.
“Sempre ouvimos os usuários chineses e ajustamos nossa filosofia de design com base nisso. Respeitando a essência da Volkswagen, respondemos com precisão às expectativas da nova geração, refletindo essa evolução na linguagem visual de cada joint venture”, explicou Mindt.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!