
Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen vai desenvolver carros totalmente fora da Alemanha, apostando em uma estratégia ousada com foco total no mercado chinês.
Com a inauguração oficial de seu novo centro tecnológico em Hefei, a marca alemã afirma que poderá lançar veículos totalmente novos fora do seu país de origem, e com custos até 50% menores.
O local será o coração de uma nova fase da montadora, integrando desenvolvimento, testes e produção local de EVs e tecnologias inteligentes conectadas.
Batizado de VCTC (Volkswagen Group China Technology Company), o novo polo é o mais avançado da empresa fora da Europa e simboliza a aceleração da estratégia “Na China, para a China.
Veja também

Segundo o CEO Oliver Blume, a estrutura vai permitir que a VW atue com mais velocidade e eficiência, reduzindo em até 30% o tempo total de desenvolvimento de novos modelos.
Essa agilidade será possível graças à colaboração direta com fornecedores e empresas de tecnologia locais, que ajudarão a moldar produtos com foco em digitalização, direção autônoma e sistemas ADAS.
Um dos destaques do novo centro é a plataforma CEA (China Electric Architecture), que será a base dos futuros veículos definidos por software da marca.
A entrega dos primeiros modelos com essa arquitetura está prevista para os próximos 18 meses, marcando o início de uma nova geração de elétricos mais modernos e baratos.

Com uma área de 100 mil metros quadrados e mais de 100 laboratórios, o complexo cobre todas as fases do desenvolvimento: do software ao trem de força, passando por testes de baterias, células e sistemas térmicos.
O centro de testes de baterias e powertrain será capaz de analisar até 500 sistemas por ano, incluindo critérios de segurança, durabilidade, performance e resistência ambiental.
Além de abastecer o mercado chinês, a Volkswagen pretende usar a unidade como base de exportação para regiões como o Sudeste Asiático e o Oriente Médio.
Com vendas em queda na China e na América do Norte, a montadora busca reposicionar sua linha elétrica com soluções mais acessíveis e competitivas frente a rivais como BYD.

A marca já firmou parcerias estratégicas com empresas como XPeng e Rivian, em uma tentativa de recuperar terreno perdido no segmento de EVs.
Com o novo modelo de operação, a Volkswagen tenta se reinventar em um cenário global dominado pela eficiência dos fabricantes chineses, apostando na descentralização para continuar relevante na nova era da mobilidade elétrica.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










