Volkswagen na China: se não pode vencê-los, compre-os

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A batalha pelos carros elétricos na China está sendo vencida pelas marcas locais, que estão deixando os fabricantes europeus de cabelos em pé, especialmente a Volkswagen, que não consegue emplacar por lá.

Com atraso enorme em seu programa de carro elétrico do futuro (Trinity e Artemis), assim como não dando vazão aos modelos da linha ID, principalmente no mercado chinês, a montadora alemã tomou outro rumo.

Primeiro fechou um acordo com a Xpeng para utilizar a plataforma “Edward” da geração G9 em carros da Audi e talvez da própria Volkswagen .

Comprando 5% da Xpeng, a VW resolveu uma parte do problema e agora está considerando outra aquisição, desta vez de uma plataforma elétrica para marca de baixo custo.

Segundo a Reuters, a Volkswagen tem outra chinesa na mira e esta é a chamada Leapmotor, uma marca ligada ao fabricante FAW, um dos sócios da Volkswagen em seus negócios na China.

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A ideia é adquirir uma plataforma que a Leapmotor apresentará em breve e que terá tecnologia autônoma, assim como será licenciada pela marca para outros fabricantes.

Chamada “Four Leaf Clover”, a nova plataforma da Leapmotor terá um software inteligente para integrar serviços de internet 5G e condução autônoma por um custo menor que o de bases igualmente sofisticadas.

Com essa nova plataforma da Leapmotor, a Volkswagen focará em carros elétricos de baixo custo para atender a demanda crescente e a Jetta será o alvo disso.

Nascida a partir do nome do principal sedã médio da VW, a Jetta utiliza hoje um sedã baseado no New Santana, assim como SUVs de origem Seat, sendo eles o Tarraco e Ateca.

O estranho é que essa base parece sofisticada demais para uma submarca de carros ditos populares, o que indica que a diferença entre elétricos baratos e caros estará mesmo no acabamento e luxo.

[Fonte: Reuters ]

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X