Volkswagen não fará carro 100% a etanol e foca em híbrido flex

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Nos últimos anos, falou-se muito em um projeto para acelerar o uso de combustível sustentável, que no caso é o etanol, com motores abastecidos somente com o produto derivado da cana-de-açúcar.

A Stellantis, por meio da Fiat, havia até projetado tal motor, mas desistiu de empregá-lo. Quando questionada sobre o mesmo intento, a Volkswagen negou que também fará um motor movido apenas por álcool, como no passado.

Popular nos anos 80, o motor a álcool chegou a ter 95% da preferência do mercado em meados daquela década, mas nos anos 90, o combustível vegetal perdeu terreno e as conversões para gasolina ganharam força nas retíficas.

No Seminário Megatendências 2024, da revista Auto Data, Ciro Possobom, presidente da VW no Brasil, comentou: “O carro flex é um benefício para o cliente que eu pessoalmente não gostaria de tirar”.

A preferência no abastecimento por parte do consumidor é o que move a VW a não entrar na corrida por um motor a etanol. A flexibilidade no uso dos dois combustíveis começou pela Volkswagen em 2003, com o Gol Total Flex.

gol total flex 2003gol total flex 2003

Desde então, carros e motos nacionais e até importados passaram a ser flexíveis em combustível, indo mesmo de carros populares até veículos de luxo, incluindo ainda veículos comerciais leves.

No lugar de apostar num motor a etanol, a Volkswagen foca na chamada MQB Hybrid, uma nova plataforma eletrificada que será a concorrente da Bio Hybrid da Stellantis.

Da mesma forma, ele sustentará carros com sistema micro híbrido leve (MHEV), assim como híbrido comum (HEV) e também plug-in (PHEV). Os três níveis de hibridização funcionarão com tecnologia flex.

Ciron Possobom enfatizou as novidades da VW, com 16 lançamentos e investimento de R$ 16 bilhões, com dois novos carros híbridos na Anchieta, um novo em Taubaté e uma picape em São José dos Pinhais, assim como um novo motor em São Carlos.

[Fonte: Auto Data]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X