Volkswagen oferece R$ 190 mil para funcionários que aceitem transferência e ainda assim é vaiada

vw volkswagen logo 6
vw volkswagen logo 6

A Volkswagen está prestes a encerrar a produção do elétrico ID.3 na icônica “Fábrica Transparente” de Dresden, marcando uma mudança drástica no destino de um dos complexos mais simbólicos da marca.

Conhecida pelas paredes de vidro e foco em tecnologias limpas, a fábrica deixará de montar veículos pela primeira vez desde sua inauguração, o que levanta dúvidas sobre o futuro de seus cerca de 250 funcionários.

Inicialmente, a montadora previa manter apenas 135 postos de trabalho após o fim da linha do ID.3 , mas uma visita recente de executivos elevou esse número para 155.

Ainda assim, cerca de cem trabalhadores seguem com o futuro indefinido.

Veja também

Para tentar reduzir esse impacto, a VW está oferecendo um bônus de €30.000 (cerca de R$ 190 mil) para quem aceitar se mudar para a sede principal da empresa em Wolfsburg, a 300 km de Dresden.

Apesar da quantia generosa, a proposta foi recebida com vaias por parte dos funcionários, segundo relatos da imprensa alemã.

Muitos enxergam a oferta como um empurrão disfarçado para deixar a unidade, em vez de uma verdadeira alternativa de estabilidade.

A fábrica de Dresden não ficará completamente ociosa: ela será transformada em um campus de inovação tecnológica em parceria com a Universidade Técnica de Dresden (TU Dresden).

O projeto mira áreas de ponta como inteligência artificial, microeletrônica, design de chips, ciência de materiais, robótica e tecnologias de economia circular.

A ideia, segundo executivos da VW Saxony, é tornar o espaço em uma espécie de “Stanford do Leste Europeu”.

Metade do espaço será alugada pela universidade, e a VW continuará financiando pesquisas em diversas frentes tecnológicas estratégicas.

A montadora garante que os empregos na unidade de Dresden estarão protegidos até 2030, com a inclusão dos trabalhadores no acordo coletivo de trabalho a partir de 2026.

Isso significa salários mais altos e melhores condições de trabalho para os que permanecerem.

O encerramento da produção do ID.3 em Dresden marca não apenas o fim de uma linha, mas também uma transição de estratégia da montadora, que aposta mais em pesquisa e desenvolvimento do que em manufatura local.

A mudança faz parte de um esforço mais amplo da VW para reestruturar sua operação diante da estagnação na demanda por EVs e da pressão por inovação tecnológica interna.

Enquanto isso, operários que ajudaram a sustentar o projeto de mobilidade elétrica da marca agora enfrentam incertezas, mesmo com promessas de investimento em ciência.

A reação dos funcionários à proposta de migração deixa claro que bônus financeiros não substituem garantias reais de estabilidade profissional e geográfica.

Com o fim do ID.3 em Dresden, a Volkswagen fecha um capítulo e tenta reescrever sua história na base da inteligência artificial — e de acordos trabalhistas tensos.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.