
A Volkswagen está enfrentando uma situação bem difícil na Alemanha, onde a produção dos modelos Golf e Tiguan está seriamente ameaçada pela falta de microchips de origem chinesa, segundo o site americano da CNBC.
O caso acontece por conta da empresa Nexperia, com sede na Holanda, que produz semicondutores e dispositivos para a indústria automobilística europeia, em especial para a alemã, que teve o fornecimento de microchips cortado pela China.
A Nexperia teve seu controle assumido pelo governo holandês, que evocou uma lei nunca usada da época da Guerra Fria, o que gerou uma disputa política com o governo chinês, que impediu a exportação de microchips da filial local para a matriz nos Países Baixos.
Isso fez com que a produção de componentes para as montadoras como a Volkswagen e BMW, bem como de sistemistas como Bosch e ZF, possa ser afetada com a interrupção das exportações chinesas de microchips.
Veja também
No caso da Volkswagen, segundo o jornal, a produção do Golf deve ser interrompida na próxima semana e depois será a vez do Tiguan, ambos feitos na fábrica-sede de Wolfsburg.
A Volkswagen teria confirmado a suspensão da produção dos dois modelos na próxima sexta, dia 24 de outubro, mas alega que se trata de um ajuste diante dos estoques e que a cadência volta na próxima semana normalmente.
Segundo a imprensa alemã, a montadora também já teria entrado em contato com o sindicato para ajustar a dispensa temporária de funcionários devido à possibilidade de paralisação da produção na Baixa Saxônia.
Embora a Volkswagen não compre diretamente componentes como esses feitos na China, a Nexperia os recebe e os introduz em seus dispositivos fornecidos para a montadora alemã, cujos estoques devem durar pelo menos, no caso do Golf, somente essa semana.
A situação mostra a grande dependência das montadoras alemãs e também europeias dos componentes feitos na China e de como o governo local pode simplesmente impedir a exportação de tais itens, afetando assim a cadeia global de suprimentos automotivos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










