Volkswagen pode paralisar produção de Golf e Tiguan por falta de componentes eletrônicos chineses

golf produção
golf produção

A Volkswagen está enfrentando uma situação bem difícil na Alemanha, onde a produção dos modelos Golf e Tiguan está seriamente ameaçada pela falta de microchips de origem chinesa, segundo o site americano da CNBC .

O caso acontece por conta da empresa Nexperia, com sede na Holanda, que produz semicondutores e dispositivos para a indústria automobilística europeia, em especial para a alemã, que teve o fornecimento de microchips cortado pela China .

A Nexperia teve seu controle assumido pelo governo holandês, que evocou uma lei nunca usada da época da Guerra Fria, o que gerou uma disputa política com o governo chinês, que impediu a exportação de microchips da filial local para a matriz nos Países Baixos.

Isso fez com que a produção de componentes para as montadoras como a Volkswagen e BMW, bem como de sistemistas como Bosch e ZF, possa ser afetada com a interrupção das exportações chinesas de microchips.

Veja também

No caso da Volkswagen, segundo o jornal, a produção do Golf deve ser interrompida na próxima semana e depois será a vez do Tiguan, ambos feitos na fábrica-sede de Wolfsburg.

A Volkswagen teria confirmado a suspensão da produção dos dois modelos na próxima sexta, dia 24 de outubro, mas alega que se trata de um ajuste diante dos estoques e que a cadência volta na próxima semana normalmente.

Segundo a imprensa alemã, a montadora também já teria entrado em contato com o sindicato para ajustar a dispensa temporária de funcionários devido à possibilidade de paralisação da produção na Baixa Saxônia.

Embora a Volkswagen não compre diretamente componentes como esses feitos na China, a Nexperia os recebe e os introduz em seus dispositivos fornecidos para a montadora alemã, cujos estoques devem durar pelo menos, no caso do Golf, somente essa semana.

A situação mostra a grande dependência das montadoras alemãs e também europeias dos componentes feitos na China e de como o governo local pode simplesmente impedir a exportação de tais itens, afetando assim a cadeia global de suprimentos automotivos.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.