No início dos anos 70, a Volkswagen estava em um processo de mudança e esse novo caminho seria crucial para o fabricante alemão sobreviver ao próprio sucesso, afinal, foi com carros de motor traseiro, boxer e refrigerado a ar, que ela conquistou o mundo.
Todavia, o motor a água se tornou imprescindível e um novo tipo de carro deveria ser feito, um que fosse funcional, prático, econômico e acessível, um verdadeiro sucessor do Fusca e assim surgiu, nos sketches da Italdesign, de Turim, o Golf I.
Hoje, mais de 50 anos depois, a italiana Italdesign pertence ao grupo Volkswagen, mas sua essência, forjada por Giorgetto Giugiaro, continua por lá, de onde saíram criações maravilhosas, como o viajante do tempo DeLorean DMC-12, o rei do rali Lancia Delta e o fastback mais famoso que conhecemos, o Passat.
Foram muitos carros de sucesso feitos pela Italdesign, até o lendário Fiat Uno, que dispensa comentários. O Golf, o “das auto” dos europeus, foi um dos mais de 50 milhões de carros assinados por Giugiaro, porém, agora a história do estilo automotivo pode estar à venda.
Segundo o jornal italiano Corriere Della Sera, Gianni Mannori, membro do sindicato Fiom Cgil, revelou que a Volkswagen tem intenção de vender o estúdio italiano para conter custos.
Mannori disse: “Esta notícia nos deixa muito preocupados, porque não sabemos o que acontecerá com o futuro de uma empresa que foi e ainda é um carro-chefe da região”.
Com 1.000 empregados, a Italdesign continua como uma das referências mundiais em design automotivo, com um passado que lhe permite um valor de mercado considerável, dada sua reputação e talento.
Segundo os italianos, a VW já iniciou o processo de avaliação da empresa, mas ainda não anunciou nada oficialmente.
Seja como for, a Italdesign pode acabar nas mãos de alguma montadora chinesa, ávida por introduzir um design mais sofisticado e ocidental aos seus produtos.
[Fonte: The Drive]
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