Volkswagen poderia criar um furgão leve baseado na picape derivada do T-Cross? Suspensão de feixe de molas seria uma vantagem

vw caddy 2020
vw caddy 2020

A Volkswagen prepara uma nova picape leve que sucederá à clássica Saveiro, sendo chamada não oficialmente de Udara, mas com bom potencial em sua plataforma, compartilhada com o T-Cross e com produção em São José dos Pinhais, no Paraná.

Tendo apostado na Caddy via Seat nos anos 90, a Volkswagen nunca adicionou uma variante furgão à Saveiro, embora implementos tenham sido criados para fornecer a picape da VW um baú de carga.

Mas, com a Udara, seria possível uma variante furgão para concorrer com a Fiat Fiorino e sua irmã Peugeot Partner Rapid? É preciso lembrar que a Renault tem o Kangoo argentino, um Dacia Dokker bem resolvido e mais moderno que os rivais.

Haveria espaço para isso? A Fiorino vende como pão de padaria e a Partner Rapid é apenas uma sombra dela, já que se trata do mesmo carro, feito igualmente em Betim.

A Renault emplaca bem menos o Kangoo e isso talvez explique o fato da Citroën não ter um Berlingo abrasileirado como a Partner Rapid.

vw tera udara 2
vw tera udara 2

Mesmo assim, existe potencial no mercado exterior e um furgão leve cai bem em muitos serviços de delivery ou públicos.

Todavia, para a VW emplacar algo assim, sua visão teria de ser de um carro comum ou projetado para ser um furgão, como um Caddy brasileiro, com direito a ter pelo menos dois entre eixos, capô reduzido e plataforma baixa.

Com suspensão traseira de eixo rígido com feixes de molas parabólicas, o veículo seria mais robusto e durável, apresentando menor custo de operação a longo prazo.

Desde o fim da Kombi, a VW decidiu abandonar o segmento leve, embora a VWCO tenha focado no Delivery Express, mas mesmo assim é um caminhão leve com chassi de longarinas.

O vazio deixado pela Kombi, em parte, foi ocupado pela Fiorino, em outra pelas vans médias francesas, que se aproximam de carros de passeio.

Assim, com um furgão mais versátil, a VW poderia ampliar a produção paranaense com um veículo comercial leve, exportável e que, talvez, obrigasse a Fiat a reforçar seu portfólio com um Novo Doblò.

[Projeção: KDesignAG ]



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X