A Volkswagen está em busca de economizar €4 bilhões (equivalente a R$ 24 bilhões), o que pode incluir cortes significativos de salários e outras medidas de redução de custos, gerando preocupação entre os funcionários em um momento de alta inflação e pressão sobre o custo de vida.
Segundo o jornal alemão Handelsblatt, a montadora estaria considerando uma redução de até 10% nos salários de alguns empregados, além de limitar os bônus dos cargos mais altos, cortar pagamentos adicionais por aniversários de empresa e até fechar algumas fábricas na Alemanha – medidas que já suscitaram polêmica e resistência.
Desde o início de outubro, a liderança da VW tem mantido diálogos com representantes dos trabalhadores das plantas alemãs para avaliar as possibilidades de redução de despesas e redefinir quais veículos serão produzidos em cada unidade fabril.
As próximas negociações salariais estão previstas para o dia 30 de outubro, conforme divulgado pelo site da Reuters, o que será um momento decisivo para discutir o futuro financeiro da companhia e o impacto sobre seus trabalhadores.
As dificuldades financeiras da Volkswagen também estão levando a cortes no quadro de funcionários. Em setembro, surgiu a possibilidade de a montadora cortar até 30.000 empregos, sendo que entre 4.000 e 6.000 dessas vagas estariam no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da marca, praticamente reduzindo essa equipe pela metade.
Além disso, em setembro, a VW cancelou acordos trabalhistas em seis plantas na Alemanha, que até então garantiam estabilidade de emprego até 2029. Agora, esses contratos estarão válidos apenas até meados de 2024.
A marca busca uma economia ainda maior, de €10 bilhões até 2026, apenas no setor de veículos de passeio da Volkswagen.
Caso a empresa e os sindicatos não cheguem a um novo acordo até junho de 2025, entram em vigor os contratos assinados antes de 1994, que asseguram aumentos salariais, bônus natalinos, pagamento adicional para férias e melhores condições para horas extras, mas, em contrapartida, também dão à VW o direito de realizar demissões.
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