A Volkswagen revelará nos próximos dias um novo conceito de SUV elétrico, mas este carro terá um diferencial importante em relação aos modelos da linha ID, um design que promete uma “nova era” para a marca alemã.
Pelo teaser divulgado pela VW China, o novo produto será um crossover de perfil bem fluido, que não parece associado à linha ID. O conceito é uma resposta da marca à queda nas vendas dos carros elétricos do grupo alemão no país.
O novo design deverá ser mais expressivo para atrair os clientes chineses e será utilizado em uma gama de modelos que supostamente usariam a nova plataforma CEA da Xpeng, num acordo recentemente fechado entre as duas marcas.
Ainda assim, com apresentação nos próximos dias, parece cedo demais para a VW mostrar uma proposta de estilo usando a base da Xpeng, já que o anunciado é que o primeiro produto dessa parceria chegará em 2026.
Como na China as propostas conceituais são normalmente apresentadas poucos meses antes do lançamento ou no máximo em um ano, seria complicado mostrar uma proposta que só chegará em 2026, o que ajudaria a minar a confiança do consumidor.
O comprador chinês têm pressa quando o produto lhe atrai, como no caso do Xiaomi SU7, que perdeu 55% de suas reservas por ter uma fila de sete meses. Seja qual for a proposta da VW, este conceito deve estar próximo da produção na China.
A ideia está sendo tratada com o maior sigilo na VW, mesmo na Alemanha, o que significa que para a montadora, os detalhes desse novo carro são importantíssimos para o futuro da marca na China.
Motores mais potentes? Baterias de maior capacidade? Muita coisa continua oculta sob essa nova proposta de estilo, mas o alvo principal é o mercado chinês e, se fizer sucesso lá, nada o impedirá de seguir para outras praças.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!